Atenção: faça cadastro SUS na UBS mais próxima

Desde o dia 30 de novembro, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, vem cadastrando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

As pessoas incluídas no sistema ajudarão a cidade a garantir o repasse de recursos à saúde pública de Pelotas, seguindo as regras definidas pelo Ministério da Saúde, que alterou a forma de cálculo das verbas, por meio do programa Previne Brasil, lançado em novembro.

Antes, a distribuição era feita com base na quantidade de pessoas residentes e dos serviços prestados por município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado pelas unidades tradicionais ou as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Agora, os valores serão distribuídos com base em três critérios, sendo o principal deles o número de usuários acompanhados efetivamente nos serviços de saúde.

Por isso, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa portando RG, CPF, Certidão de Nascimento – no caso dos usuários que não possuírem carteira de identidade, principalmente crianças – e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).

Nas áreas em que há cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), o cadastro será realizado nos domicílios. O registro dos dados seguirá até o fim de 2020.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.