Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Trabalho & Consumo

UFPel oferece formação em algumas das ‘profissões em alta do LinkedIn’, mas em cursos com outros nomes

Publicado

on

As Universidades em Pelotas não possuem cursos de graduação específicos para as 15 profissões em alta no Brasil em 2020 apontadas pela LinkedIn, rede social de carreiras e profissões.

Segundo o relatório, 13 dos 15 cargos estão ligados à tecnologia da informação e internet, com o Gestor de Redes Sociais, primeira posição do ranking. Das instituições locais, a UFPel é a que mais se aproxima de uma sintonia com aquelas profissões emergentes. 

O fato de a UFPel não possuir graduação nas profissões listadas pelo LinkedIn não quer dizer, porém, que não haja formação em algumas daquelas novas profissões, cujos conhecimentos, segundo o reitor Pedro Hallal, são transmitidos dentro de cursos com outros nomes. Algumas daquelas profissões (embora não todas) são contempladas por cursos vigentes.

Comenta Hallal: 

“A UFPel oferece muitos cursos relacionados às áreas profissionais anunciadas pelo LinkedIn, mas com nomes diferentes. A maioria dos cursos listados pela rede social são sub-áreas de cursos nossos, como Design Digital, Design Gráfico, Ciência da Computação, Engenharia da Computação. Em Inteligência artificial, aliás, temos laboratório novo. De qualquer forma, informações sobre o mercado profissional são bem-vindas e podem resultar em cursos novos”.

Confira abaixo as 15 profissões que estarão em alta no Brasil em 2020:

1. Gestor de mídias sociais

O Gestor de mídias sociais aparece como a profissão com maior destaque para esse ano. O profissional é encarregado de liderar a equipe de social media da empresa.

Entre as responsabilidades, estão planejar a estratégia de conteúdos, monitorar o acesso e interação dos usuários com a companhia, além de de avaliar dados importantes que são coletados nas redes sociais.

Entre os cinco conhecimentos primordiais listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com marketing digital, redes sociais, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator.

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de publicidade e marketing e mídias online.

2. Engenheiro de cibersegurança

A segurança cibernética é hoje um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio digital, já que ataques hacker podem causar bilhões em prejuízos em pouquíssimo tempo.

A função de um engenheiro de cibersegurança é criar mecanismos e sistemas que garantam a segurança dos dados da empresa.

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos, desenvolvedores de software para computadores e serviços financeiros.

3. Representante de vendas

O representante de vendas é a pessoa que vai trabalhar na representação comercial da companhia, atuando diretamente na área de vendas de produtos ou serviços. Além disso, o cargo é responsável pela comunicação permanente e constante com o clientes da companhia.

Os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão são a familiarização com outbound Marketing, inbound marketing, pré-venda, vendas internas e prospecção.

Os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são: tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet e desenvolvedores de software para computadores

4. Especialista em sucesso do cliente

O especialista em sucesso do cliente é o profissional responsável por garantir que a relação entre a empresa e seu cliente final gerem os resultados que o consumidor espera. A profissão tem como objetivo mostrar ao cliente que a empresa não entrega apenas bons serviços ou produtos, mas também uma experiencia de qualidade.

O LinkedIn cita como conhecimentos importantes a familiarização com inbound marketing, auxílio no sucesso do cliente, relações com o cliente, marketing digital e experiência do cliente.

Os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet e desenvolvedores de software para computadores são os que mais devem ter demanda para esse tipo de profissional no ano.

5. Cientista de dados

Os cientista de dados são especialista analíticos que possuem grande conhecimento em matemática e programação, mas também são bons observadores que sabem analisar e entender tendências.

A repentina procura por profissionais dessa área se dá por conta de como as empresas pensam hoje sobre big data e os avanços com inteligência artificial e da tecnologia no geral.

Familiarização com machine learning, ciência de dados, linguagem Python, linguagem R e ciência de dados são essenciais, de acordo com a rede social.

Tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, bancos e desenvolvedores de software para computadores são setores com forte demanda por esse tipo de profissional.

6. Engenheiro de dados

Enquanto os cientistas de dados são a parte mais analítica dos dados, os engenheiros são os responsáveis pela construção da infraestrutura de dados, sendo um profissional com foco na construção e manutenção de sistemas de armazenamento e processamento de dados.

Entre os conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com Apache Spark, Apache Hadoop, grandes bancos de dados, Apache Hive e a linguagem de programação Python.

O profissional será bastante buscado por setores como tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, bancos e desenvolvedores de software para computadores.

7. Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O especialista em Inteligência Artificial é o responsável por desenvolver e pesquisar novos algorítimos com o intuito de criar sistemas inteligentes e independentes por meio da tecnologia e da programação.

Os cinco conhecimentos importantes mencionados são familiarização com machine learningdeep learning, linguagem de programação Python, ciência de dados e Inteligência Artificial (IA).

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, desenvolvedores de software para computadores e instituições de ensino superior.

8. Desenvolvedor em JavaScript

Um desenvolvedor em JavaScript é responsável por programar e implementar sistemas em JavaScript, uma linguagem de programação estruturada. Junto com o HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias do mundo da internet.

Entre os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com React.js, Node.js, AngularJS, Git e MongoDB.

Os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos e desenvolvedores de software para computadores devem ter muitas vagas abertas na área.

9. Investidor Day Trader

O day trade é uma operação de curto prazo que consiste na compra e venda de ativos no mesmo pregão, objetificando lucrar na variação do preço de forma rápida. O investidor day trader é o cargo responsável por realizar essas negociações.

Entre os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com a Bolsa de valores, análise técnicainvestimentos, mercado de capitais e o investimento de curto prazo.

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de serviços financeiros, mercado de capitais e gestoras de fundos de investimentos.

10. Motorista

O motorista é aquele profissional essencial para a logística de qualquer empresa ou companhia, ficando responsável por entregar produtos e trazer mais agilidade para a operação.

Os conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com prestação de serviços a clientes, Microsoft Word, liderança, Microsoft Excel e vendas.

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores da internet, transportes terrestres e ferroviários e serviços de facilidades ao cliente.

11. Consultor de investimentos

O consultor de investimentos é aquele profissional que orienta o cliente em suas decisões de investimento, responsável por montar uma estratégia para que o dinheiro do contratante renda da maneira mais eficiente possível.

Além de precisar possuir um conhecimento sobre finanças em geral e saber avaliar os ativos financeiros, o profissional também é responsável por estudar as características do seu cliente para poder traçar seu perfil de investidor.

Os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão são a familiarização com investimentos, mercado de capitais, mercado financeiro, renda fixa e análise financeira.

Os setores de serviços financeiros, mercado de capitais e bancos são os que mais buscarão esse profissional.

12. Assistente de mídias sociais

O analista de mídias sociais é responsável por gerar conteúdo, criar anúncios e interagir com clientes e colaboradores através das redes sociais. Assim como o gestor de mídias sociais, o analista também precisa saber como avaliar os dados coletados na rede social.

Entre os cinco conhecimentos listados pelo LinkedIn para a profissão estão a familiarização com redes sociais, marketing digital, Adobe Photoshop, Instagram e publicidade.

Já os segmentos que mais devem buscar esse profissional em 2020 são os setores de publicidade e marketing, internet e tecnologia da informação.

13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce

A Salesforce é uma companhia americana considerada como referencia no mercado de softwares de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução livre).

O desenvolvedor é responsável por programar, desenvolver e implementar produtos, serviços ou aplicativos com base na plataforma Salesforce.

Familiarização com desenvolvimento em Salesforce.com, linguagem de programação Apex, recursos do Salesforce.com, administração de Salesforce.com e Visualforce são alguns dos conhecimentos importantes.

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, desenvolvedores de software para computadores e consultoria em gestão.

14. Recrutador especialista em tecnologia da informação

Com a tecnologia em alta, um setor que pode ser interessante em 2020 é o de recrutamento especializado, principalmente na área de tecnologia da informação.

O recrutador especializado deve entender da área de tecnologia da informação assim como os candidatos à vaga, para conseguir realizar uma avaliação analítica mais precisa na hora de fazer contratações de desenvolvedores, por exemplo.

Os conhecimentos listados são a familiarização com recrutamento em TI, recrutamento, entrevista, pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento.

Os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são tecnologia da informação e serviços correlatos ligados a internet, recrutamento e seleção e Recursos Humanos no geral.

15. Coach de metodologia agile

Os conceitos da metodologia agile foram criados principalmente para simplificar e agilizar processos de desenvolvimento de produtos, softwares ou serviços, mas podem ser empregados em muitos outros projetos em equipe.

O profissional é responsável por ajudar no treinamento de equipes usando essa metodologia, além de supervisionar o desenvolvimento das pessoas do time, visando garantir resultados eficazes para a organização.

O LinkedIn considera essenciais conhecimentos em familiarização com Kanban, metodologia Agile, Scrum, gestão de projetos em Agile e agilidade para os negócios.

Já os segmentos que mais devem buscar essa profissão em 2020 são os setores de tecnologia da informação, desenvolvedores de software para computadores e serviços correlatos ligados a internet.

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Brasil & Mundo

Planos de saúde: primeira portabilidade pode ser feita após dois anos do plano original

Publicado

on

A portabilidade de planos de saúde é um dos direitos de cidadãos que passam a utilizar o benefício. 

Para fazer a portabilidade de um plano, a pessoa deve estar atenta aos requisitos, regras e possibilidades definidas na legislação, especialmente as da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para encaminhar a solicitação de mudança, o plano deve ter sido contratado a partir de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Plano de Saúde (Lei 9.656/1998), além de estar ativo (o plano não pode ter sido cancelado). O pagamento também deve estar em dia. 

A primeira portabilidade só pode ser feita quando a pessoa tiver pelo menos dois anos no plano de origem. Caso tenha cumprido uma cobertura parcial temporária em caso de lesão pré-existente, o requisito é de três anos do plano original.

No caso da realização de nova portabilidade, o prazo exigido é de pelo menos um ano. Caso o plano para o qual a pessoa migrou tenha nova cobertura, o tempo mínimo vai para dois anos.

Documentos

Os planos exigem um conjunto de documentos para encaminhar a portabilidade, como comprovante das três últimas mensalidades ou declaração da operadora da situação regular e proposta de adesão assinada.

Outro documento requerido é o relatório de compatibilidade de planos de origem e destino, emitidos pela ANS e pelas operadoras. Caso o plano seja coletivo, será exigido da pessoa um comprovante de que ela está apta a ser incluída.

Prazos

A operadora tem até dez dias para analisar o pedido de portabilidade. Se a resposta não for dada nesse prazo, o procedimento de transição será considerado válido.

Já o beneficiário tem até cinco dias para solicitar o cancelamento do plano anterior. Caso o indivíduo não faça isso, ficará sujeito ao cumprimento das carências.

Mudança de planos

A portabilidade é realizada na operadora ou administradora do plano de saúde de destino. A pessoa deve entrar em contato com a empresa e solicitar a troca de plano, além de cancelar o antigo na operadora anterior.

É possível fazer a portabilidade de carências – possibilidade de o indivíduo fazer a mudança sem a necessidade de cumprir o período em que paga pelo serviço mas não pode utilizá-lo.

Caso queira fazer a portabilidade para um plano que tenha novas coberturas não previstas no anterior, ficará sujeito às carências. Segundo a cartilha de portabilidade de carências da Agência Nacional de Saúde Suplementar – confira o documento aqui, – as carências são de 24 horas para emergências ou urgências, seis meses para cobertura hospitalar, ambulatorial e odontológica e 300 dias para partos.

Informações

A ANS disponibiliza um sistema para facilitar a consulta sobre alternativas de alteração dos planos, o chamado “Guia de Planos de Saúde”. O sistema está no portal e reúne informações sobre planos e a portabilidade sem carências.

Os interessados precisam criar um cadastro no Gov.br para acessar o sistema. Nele, são listados os planos ativos e inativos da pessoa. Caso o plano não tenha sido listado, é possível fazer a portabilidade com as informações dele (como número de contrato, por exemplo).

A pessoa deve preencher um formulário e fornecer as informações demandadas, como o tipo de plano (individual, coletivo), a amplitude (nacional, município ou grupos de municípios), a presença de coparticipação (pagamento por procedimentos), o plano de destino, o estado e a cidade onde ele está sediado, o tipo (com o número de registro) e os valores mínimo e máximo de mensalidade que a pessoa pode pagar.

O formulário permite uma pesquisa em que o interessado pode comparar outros planos àquele de origem. O sistema disponibiliza informações de cada um dos planos para que a pessoa possa decidir se fará a portabilidade. O usuário também pode buscar um plano específico que tenha pesquisado anteriormente.

A agência disponibiliza ainda uma cartilha sobre portabilidade que explica todo o processo sobre planos de saúde, como tipos de coberturas, abrangência, conceitos, preços, requisitos, prazos, exigências para segmentos específicos (como crianças).

Empresa em saída do mercado

No caso de uma empresa que não irá mais operar no mercado, por decisão judicial ou liquidação, a ANS abre um prazo de 60 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para que as pessoas com plano nessa operadora possam fazer a portabilidade especial de carências.

Nesse caso, não valem as exigências de tempo mínimo no plano original nem de faixas de preços. Mas valem regras como a obrigação de carência para novas coberturas, não existentes no plano anterior.

Continue Reading

Pelotas & RS

Wilmar Nunes, o mais longevo jockey a caminho do Guinness. Por Eduardo Abreu

Publicado

on

O turfe é um esporte absolutamente inexplicável. Paixão, dedicação, profissionalismo e amor talvez sejam o início da compreensão dessa difícil equação. E os cavalos de corrida, e as corridas de cavalos, têm como base o trabalho e a arte de milhares de profissionais envolvidos nessa cadeia.

Dos haras aos hipódromos, muitas pessoas acordam ainda de madrugada para se dedicar às tarefas da criação, doma e treinamento.

Até as corridas, são meses de preparação, cuidado e atenção. Jamais devemos esquecer que por detrás dessa complexidade estão pessoas, seres humanos que se traduzem – junto aos cavalos – como os verdadeiros artistas desse espetáculo.

Wilmar Nunes talvez seja o maior exemplo disso.

Wilmar Nunes e um discípulo
Wilmar Nunes correndo para a vitória

Sua imagem serviu para difundir nosso esporte. Sua imagem serviu para trazer novo público para a Tablada. Sua imagem serviu para o Jockey apresentar ao universo dos esportes, um recordista mundial já na quarta idade de sua vida.

Wilmar venceu o preconceito. Por isso e muito mais, um protocolo junto ao Guiness Book para a América Latina busca o reconhecimento como o jóquei mais longevo em atividade no mundo.

Wilmar, hoje aos 82 anos, quebrou paradigmas e provou que não existe idade para seguir lutando e acreditando. Wilmar venceu o preconceito.

Por isso e muito mais, existe um protocolo junto ao Guiness Book para a América Latina, buscando esse registro e reconhecimento como o jóquei mais longevo em atividade no mundo.

Essa conquista não é apenas de Wilmar, essa é uma conquista de todos os profissionais do turfe, no mundo inteiro.

No momento em que Wilmar dá um tempo no seu trabalho na vila hípica do Jockey Club de Pelotas e passa por problema de saúde, reitero minha admiração e respeito pelo profissional e ser humano. É uma honra para mim, o Arthur e o Kuhn te receber em nossa casa, sempre!!!

Obrigado, Lagarto!!! Obrigado, meu amigo!!!

Wilmar Nunes – Tem que estar no Guinness.

Continue Reading

Pelotas & RS

Idealiza Cidades: História da Estância do Laranjal (1)

Publicado

on

Continue Reading

Em alta