Connect with us

Cultura e entretenimento

Confira a programação do Carnaval

Publicado

on

A Secretaria de Cultura (Secult) divulgou nesta quinta-feira (16) programação dos dois eventos que compõem o Carnaval Doce Folia 2020, durante reunião com as secretarias municipais e com a Brigada Militar. Os desfiles que ocorrem na passarela, localizada na zona do Porto, serão realizados de 21 a 25 de fevereiro -do Carnaval oficial, em todo o país – no mesmo período, sob coordenação da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e a produtora Bah Entretenimento.

A folia em Pelotas terá programação a partir de 1° de fevereiro até 5 de março com participação de 12 consagrados blocos carnavalescos, em eventos nas ruas da cidade.

Neste ano, a estrutura e a organização serão semelhantes às de 2019. “A ideia é repetir o formato do ano passado em que os foliões se divertiram com segurança”, afirmou o secretário Giorgio Ronna.

Assim como no ano anterior, a prefeitura repassará à Assecap o valor fixo de R$ 350 mil para subvenção às escolas de samba, além do apoio estrutural e de segurança por meio das secretarias municipais. Para os eventos dos blocos de rua, não há investimento financeiro da prefeitura, a organização será de empresas e entidades, que contam com o apoio em segurança e trânsito.

Participaram da reunião representantes da Secult, Vigilância Sanitária (Visa SMS), Secretaria de Governo (SMG), Transporte e Trânsito (STT), Segurança Pública (SSP), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (GCMU) e Guarda Municipal.

Na próxima semana, a Secult deve se reunir com os organizadores dos eventos para definir regras e detalhes.

Confira a programação dos Blocos de Rua

1°/2 (sábado)

Bloco Carnavalesco Expresso 620 (Rádio Pelotense)

Trajeto: rua XV de Novembro (início na esquina do Café Aquários, até a rua General Argolo)

Horário: das 13h às 17h

08/2 (sábado)

Bloco Folia Pelotense

Trajeto: avenida Dom Joaquim (sentido rua Gonçalves Chaves, até o Clube Gonzaga)

Horário: das 12h às 17h

09/2 (domingo)

Bloco Cordão Carnavalesco Barretão

Trajeto: início na rua Baldomero Trápaga com av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, até a rua José de Alencar – no bairro Fátima

Horário: das 16h às 19h

Desfile da Banda Kibandaço no Fragata

Trajeto: avenida Duque de Caxias (canteiro Central), começa na esquina com a rua Campos Salles e termina em frente à Escola de Samba Unidos do Fragata

Horário: das 15h às 19h

15/2 (sábado)

Confraria do Samba – Bar do Rogério

Trajeto: saída da rua Doutor Cassiano (entre XV de Novembro e Andrade Neves), seguindo pela Andrade Neves, Sete de Setembro, XV de Novembro, retornando à rua Doutor Cassiano

Horário: das 13h às 17h

Bloco Praeiro do Laranjal

Trajeto: saída do Shopping Mar de Dentro, seguindo pela avenida Dr. Antônio Augusto Assumpção Júnior até a avenida Rio Grande do Sul.

Horário: das 16h às 21h

16/2 (domingo)

Muamba dos Amigos do Sereno

Trajeto: concentração na avenida Domingos de Almeida esquina com a rua Comendador Rafael Mazza, o desfile começa às 15h e vai pela avenida Domingos de Almeida até a rua Capitão Nelson Pereira.

Horário: das 10h às 22h

22/2 (sábado)

Banda Jacaré da Lagoa

Trajeto: início na rua XV de Novembro, esquina rua Sete de setembro, até a rua General Argolo

Horário: das 13h às 17h

Bloco Carnavalesco Cordão do Ponto Chic

Trajeto: concentração no calçadão da rua Sete de Setembro (12h); 14h início do desfile na rua XV de Novembro, esquina rua Sete de Setembro, até a rua General Neto, Andrade Neves retornando para o ponto da concentração, na frente da Lancheria Ponto Chic

Horário: das 13h às 17h

23/2 (domingo) 

Desfile do Bloco do Mapa

Trajeto: desfile pela rua XV de Novembro, sentido avenida Bento Gonçalves; show de finalização entre a rua General Argolo e avenida Bento Gonçalves.

Horário: das 13h30 às 18h30

25/2 (terça-feira) 

Desfile do Bloco Bonde da Várzea

Trajeto: concentração (10h30) na rua XV de Novembro, ao lado do Mercado Central; o desfile começa às 12h e faz a volta na Praça Coronel Pedro Osório.

Horário: das 12h às 15h

08/3 (domingo) 

Desfile do Trio Bonde do Sheilão

Trajeto: concentração (10h30) na rua Almirante Landim, 610, seguindo no sentido da rua Moradas da Colina, passando pelas ruas Frei Caneca e Alexandre Mendonça.

Horário: das 12h às 15h.

Clique para comentar

Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

Publicado

on

O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

Continue Reading

Cultura e entretenimento

Livro desconcertante esse: Por que nós morremos

Publicado

on

Pelo que diz, a cada geração nossos corpos são simplesmente barcos para facilitar a propagação de nossos genes, e eles se tornam dispensáveis tão logo cumprem sua missão. A morte de um animal ou pessoa seria apenas a morte desse barco.

Seríamos apenas cascos dos nossos genes. Máquinas de sobrevivência dos genes. Nosso cérebro seria um gerente de filial encarregado de tomar decisões delegadas pelos genes. Trocar uma lâmpada da vitrine, organizar a equipe de vendedores, trocar mercadorias com defeito.

Sendo assim, toda a nossa vida seriam truques dos genes pra sobrevivermos, nos colocarmos no grupo social pra sobreviver, e procriar e passar os genes adiante. Só isso. 🤪

Será?

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading