Connect with us

Pelotas e RS

Pedido de transferência de alunos até sexta

Publicado

on

Os estudantes de 2º a 9º ano do Ensino Fundamental e de 2º e 3º anos do Ensino Médio que optarem por solicitar transferência de escola devem fazer a solicitação pelo site da Secretaria Estadual de Educação até esta sexta-feira (17).

As matrículas destes alunos deverão ser efetivadas diretamente nos educandários, entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro.  

As inscrições para Prés 1 e 2, em Escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs), e para os 1ºs anos dos ensinos Fundamental e Médio, na rede municipal de ensino, também podem ser feitas até esta sexta, no site da Seduc.

O período é destinado a quem perdeu o primeiro prazo disponibilizado no ano passado. Neste caso, as matrículas serão realizadas de 27 de janeiro a 7 de fevereiro, no caso das Emefs, e de 5 a 14 de fevereiro, no caso das Emeis, diretamente nas escolas.

Matrículas nas Escolas de Ensino FundamentalAté dia 17 também será possível efetivar as matrículas, com entrega de documentação nas escolas, dos alunos já inscritos nos Prés e 1ºs anos das Emefs. As matrículas de estudantes de Prés 1 e 2 das Emeis serão feitas somente em fevereiro, de 5 a 14, diretamente nos educandários.

Cursos técnicosInscritos nos cursos técnicos da Educação Profissional do Município também precisam efetuar as matrículas nas escolas até sexta. Os suplentes terão o período de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para realizar o processo. Aqueles que não fizerem as matrículas nos períodos estabelecidos estarão sujeitos à perda da vaga.

Documentação

No período de efetivação de matrícula nas escolas, os pais ou responsáveis devem apresentar o seu documento de identidade com foto, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG do aluno, bem como sua carteira de vacinação e Cartão SUS. No caso das transferências (2° a 9° ano), também é preciso apresentar guia de transferência ou histórico escolar.

Veja o cronograma completo

Até 17 de janeiro→ Efetivação de matrículas de Prés 1 e 2 e dos 1ºs anos nas Emefs (para quem se inscreveu no ano passado)
→ Inscrições online para Prés 1 e 2 e 1ºs anos do Fundamental e Médio (para quem perdeu o prazo do ano passado)
→ Inscrição online para transferência de escolas (2º a 9º ano do Fundamental e 2º e 3º anos do Médio)
→ Matrículas nas escolas para cursos técnicos – Educação Profissional
De 27 de janeiro a 7 de fevereiro→ Efetivação de matrículas nas escolas para quem solicitou transferência
→ Matrículas nas escolas para suplentes em cursos técnicos
→ Efetivação de matrículas nas Emefs para quem se inscreveu de 6 a 17 de janeiro
De 5 a 14 de fevereiro→ Matrículas de Prés 1 e 2 nas Emeis: de 5 a 14 de fevereiro
→ Efetivação de matrículas nas Emeis para quem se inscreveu de 6 a 17 de janeiro.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading