Concurso: prova prática será neste sábado

A Prefeitura convocou candidatos a quatro cargos do concurso de Edital 134/2019 a realizar a prova prática neste sábado (1º). Serão aplicadas provas para os candidatos a auxiliar operacional, cozinheiro, motorista e operador de máquinas. ]

As orientações para a prova de cada área devem ser conferidas no item 8.2 e subitens, inclusive Anexo III do Edital n° 134/2019, de 4 de outubro de 2019. O Edital com a relação dos candidatos e horário que cada um deverá se apresentar poderá ser conferido AQUI.

Os candidatos deverão comparecer no local de prova, com antecedência, com documento de identidade utilizado na inscrição em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada e o não comparecimento à prova caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso público.  

Por não haver previsão de horário do término das provas práticas, os candidatos devem estar preparados no que se refere à água, alimentação e agasalho. Caso se verifique a inviabilidade técnica para realização da Prova Prática na data fixada para sua realização, tendo em vista as condições meteorológicas, a Legalle Concursos poderá transferir a realização dos testes para nova data.

Auxiliar operacional

A prova para auxiliar operacional será realizada no Colégio Pelotense (rua Marcílio Dias, 1.597) e consistirá na execução de atividades de demonstração prática da função, a realização de roçada com roçadeira costal, da qual integram: identificar nominalmente as ferramentas/instrumentos a serem utilizados na prova prática; escolher e utilizar os equipamentos de proteção individual adequados para a tarefa; selecionar as ferramentas, instrumentos, materiais e equipamentos para a tarefa; ligar a roçadeira e, após, realizar roçado de uma área demarcada de, aproximadamente, dez metros quadrados, e a conferência e avaliação verbal do que executou.

Serão disponibilizados todos os materiais necessários para realização da prova, que terá duração máxima de 20 minutos por candidato. O candidato deverá estar vestido de forma que possa executar as tarefas – calça, sapato fechado e camiseta. 

Cozinheiro

A prova para cozinheiro será realizada no Colégio Pelotense (rua Marcílio Dias, 1.597). O candidato deverá elaborar e executar um cardápio completo com os ingredientes disponibilizados. Para isso deverá identificar nominalmente os utensílios de cozinha a serem utilizados; escolher e utilizar os equipamentos de proteção individual adequados e fazer a correta higienização corporal para o preparo de alimentos, de acordo com as normas sanitárias; cocção de polenta básica, com farinha de milho, água, sal, óleo de soja e temperos; e servir uma porção em prato/vasilha adequado.

O candidato deverá usar traje que permita execução das tarefas relacionadas à função – sapato fechado, calça branca e camiseta branca. O candidato deverá providenciar sua própria touca de cozinha e avental branco. A prova terá a duração máxima de 20 minutos por candidato.

Motorista

Os candidatos à vaga de motorista farão a prova na Secretaria de Desenvolvimento Rural (avenida Bento Gonçalves, 4.824). O Motorista deverá apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “D”, com o prazo de validade vigente, para a realização da prova prática, e uma cópia simples (sem autenticação), antes do início da prova. Caso não os apresente, não poderá realizar a prova prática. 

A prova será aplicada em um caminhão basculante, com caçamba de 12m³, e terá a duração máxima de 20 minutos por candidato, divididos em até cinco minutos para concluir a baliza (estacionamento), sob pena de eliminação, e até 15 minutos de percurso em via pública. A prova será composta pela inspeção verbal do veículo. A vaga para estacionamento será delimitada por balizas removíveis, com simulação de estacionamento entre dois veículos. O veículo deve ser posicionado de modo que sua lateral direita tenha distância máxima de 50 cm do meio-fio e a manobra deve ser realizada em, no máximo, três tentativas. 

O exame de direção veicular será feito em via pública, com obediência à sinalização e leis de trânsito e direção defensiva com, no mínimo, simulação de retorno, parada e estacionamento, observando a sinalização vertical e horizontal. O candidato deverá estar vestido de forma a poder executar as tarefas – calça, sapato fechado e camiseta.  

Operador de máquinas

A prova para operador de máquinas será realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (avenida Bento Gonçalves, 4.824). O candidato deverá apresentar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “C”, “D” ou “E”, com o prazo de validade vigente para realização da prova prática e uma cópia simples (sem autenticação), antes do início da prova. Caso não apresente o documento e a cópia, não poderá realizar a prova prática. 

A prova será aplicada em uma retroescavadeira e terá duração máxima de 20 minutos por candidato. A prova será composta pela inspeção verbal da máquina; deslocamento de sua posição estacionária e movimentando-se até o local designado; abertura de uma valeta de dois metros de comprimento por 50 cm de profundidade, aproximadamente, descarregando o material na lateral direita da valeta; fechamento da valeta escavada com a concha dianteira; e posicionamento correto da máquina (posição inicial estacionária). 

O candidato deverá usar traje que permita execução de tarefas relacionadas a função – calça, sapato fechado e camiseta.  

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.