Construtores de competências

Em minhas caminhadas pela cidade, vou percebendo as construções de prédios, mas principalmente fico atento às placas que identificam os Engenheiros e imagino a satisfação destes ao verem as obras concluídas, orgulhosos de terem atingido uma meta em suas caminhadas em direção ao futuro. Mais adiante vejo pessoas que foram curadas de doenças e imagino a satisfação dos Médicos e Enfermeiros por terem conquistado esta vitória contra os males físicos que proliferam em nossa sociedade e, assim como os Dentistas que devolvem sorrisos, são vitoriosos em seus trabalhos.

Impressiono-me com as tecnologias que constroem automóveis, caminhões, ônibus, motos e bicicletas, pois os profissionais que trabalharam na criação e construção destas maravilhas devem estar felizes e satisfeitos de verem o produto de seus trabalhos.

Nada fica a dever a estas maravilhas a tecnologia dos computadores, telefones celulares e outras conquistas da fantástica mente humana que não se cansa de criar os caminhos do conforto.

Saindo da cidade e circulando pela zona rural, impressiono-me com as plantações organizadas por Agrônomos e Técnicos Agrícolas. Fico pensando como estas pessoas devem se sentir recompensadas pela simples visão do sucesso de seus empreendimentos, talvez pareçam filhos nascendo de um esforço de dar continuidade a aprendizados que foram se somando através de toda uma vida de dedicação ao trabalho. A satisfação destes não termina aí, pois, ao entrarem em Supermercados e verem os produtos ali expostos, estarão vendo a sequência de seus trabalhos, mais motivo para se alegrarem com suas tarefas aprendidas através de anos de estudo. Com os Veterinários o pensamento não é diferente, pois o cuidado com os animais, sejam os domésticos ou aqueles que se destinam a outros fins, tem sido de pleno êxito, também vejo alegria e satisfação nas condutas destes profissionais.

Tem, ainda, o trabalho de Juízes, Promotores, Advogados, Políticos com ou sem mandato, que vão realizando suas atividades públicas e, quando atingem seus objetivos maiores, devem também sentir-se satisfeitos.

Bem, esqueci de registrar que sou Professor, quando passo defronte uma Escola e vejo a criançada entrando ou saindo e os Professores com passos apressados para irem de uma Escola a outra, rapidamente meu pensamento é redirecionado para os pensamentos anteriores sobre Médicos, Engenheiros, Veterinários, Técnicos de todos os tipos, Enfermeiros, Agrônomos, Dentistas e a tantos outros profissionais que poderia citar.

Neste momento eu, Professor, como milhões de outros espalhados pelo Brasil, sinto uma enorme satisfação de ter sido um dos responsáveis pela construção do conhecimento, das competências e inteligências de todos estes, pois esta é nossa função, a de formação integral dos homens e mulheres que formam a nação brasileira e me pergunto: quando seremos reconhecidos pela importância de nossa missão? Já terá nascido o governante que resgatará a dignidade do Professor, sem considerá-lo apenas uma despesa a ser corrigida com medidas puramente economicistas?

Feitas as indagações, sigo minha caminhada pelas ruas da cidade e pelas estradas das zonas rurais vendo o produto do trabalho dos professores da Educação Básica os verdadeiros heróis… nesta luta pela construção de competências.

© Neiff Satte Alam é professor Universitário Aposentado – UFPEL Biólogo e Especialista em Informática na Educação

Facebook do autor 

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.