Campanha de vacinação contra sarampo vai imunizar pessoas de 5 a 19 anos

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), inicia nova campanha de vacinação contra o sarampo. Dessa vez, a intenção é imunizar crianças e jovens, com idades entre 5 e 19 anos, que ainda não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma, o que, conforme o calendário vacinal, é considerado um esquema incompleto. 

A população poderá procurar o Centro de Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em busca da imunização. O “Dia D” de vacinação contra a doença será em 15 de fevereiro. Em 2019, 82 casos de sarampo foram notificados no estado, nenhum em Pelotas.

Atualmente, o calendário básico de vacinação inclui duas vacinas contra o sarampo, a primeira aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda aos 15 (tetra viral).  A primeira dose, além de imunizar contra o sarampo, também protege da rubéola e da caxumba.

Já a segunda, reforça a imunidade contra as três primeiras e inclui a catapora. Cabe destacar que, devido ao surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses, a chamada “dose zero”, que não substitui a primeira dose.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.