Sandler manda bem em ‘Joias brutas’

Nova York, primavera de 2012. Howard Ratner (Adam Sandler) é o carismático e endividado dono de uma loja de joias. Sua grande chance de resolver sua situação financeira é através da venda de uma pedra não lapidada enviada diretamente da Etiópia, cheia de minerais preciosos.

Howard a oferece ao astro da NBA Kevin Garnett, um de seus clientes, mas depois resolve que conseguirá faturar mais caso ela vá a leilão.

Com poucos filmes no currículo, é impressionante como os irmãos Benny e Josh Safdie já estabeleceram uma filmografia intensa e reconhecível. Assim como no anterior Bom Comportamento, a dupla estabelece uma narrativa frenética, onde o protagonista não sabe muito bem aonde quer chegar e apenas segue as oportunidades que surgem.

Impactante sonora e visualmente, a direção ágil explora cortes secos e imagens aceleradas, com personagens que constantemente falam ao mesmo tempo. Aliás, ao redor do protagonista, coadjuvantes ajudam a ilustrar a complexidade de seus relacionamentos.

Além do jogador de basquete Kevin Garnett, que se destaca interpretando a si mesmo, Demany (LaKeith Stanfield) é o responsável por trazer clientes para à joalheria, Dinah (Idina Menzel) é a esposa de Howard e Julia (Julia Fox) a sua amante.

Após sua estreia, especulou-se que o filme renderia a primeira indicação ao Oscar para Adam Sandler. Mesmo que a indicação não tenha acontecido, é fato que o ator surpreende no longa.

Conhecido pelas comédias, Sandler já saiu de sua zona de conforto algumas vezes, mostrando competência em papéis mais sérios, como em Embriagado de Amor, de Paul Thomas Anderson, o meu filme favorito do ator.

Em Joias Brutas, Sandler se entrega em um papel que lhe exigiu bastante, seja pelo temperamento explosivo ou mesmo pelo lado físico. O resultado é, sem dúvidas, um dos melhores personagens de sua carreira.

Com um desfecho surpreendente, porém coerente, Joias Brutas comprova o talento de Benny e Josh Safdie e apresenta uma atuação vigorosa de Adam Sandler.

Déborah Schmidt é formada em administração e servidora.

Facebook da autora

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.