21 mil começam aulas na UFPel dia 9

Quase 21 mil estudantes de graduação e de pós-graduação começarão, nesta segunda-feira (9), mais um ano letivo na Universidade Federal de Pelotas.

As aulas do primeiro semestre encerram em 11 de julho, com o período de exames indo até 18 daquele mês. O segundo semestre inicia em 10 de agosto e termina em 12 de dezembro, sendo o período de exames de 14 a 19 daquele mês.

Datas e Prazos

Confira em https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/ todas as datas e prazos previstos no Calendário Acadêmico para o ano.

Trotes

Como em anos anteriores, a UFPel está incentivando para que os trotes de recepção aos calouros sejam positivos, solidários e que, em nenhuma hipótese, submetam alguém à situação constrangedora ou vexatória, a qualquer tipo de violência, física ou moral, à discriminação ou que exponha à situação de risco. Neste sentido, os veteranos estão sendo chamados a darem o exemplo, promovendo trotes solidários.

Intercâmbios

A comunidade universitária deve sempre estar atenta às oportunidades de intercâmbio acadêmico. Na UFPel, quem trata disso é a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Além dos inúmeros convênios já existentes, com universidades de quase todos os continentes, novas ofertas de programas e de bolsas surgem com frequência, fazendo com que o acompanhamento da página da CRInter (https://wp.ufpel.edu.br/crinter/) seja uma tarefa a ser cumprida com regularidade para quem deseja estudar fora do país.

É bom saber

Para quem é novo na Universidade, ou mesmo para quem já é estudante, a seguir alguns links onde podem ser encontradas informações essenciais para a vida acadêmica.

Transporte de Apoio

https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/ .

Benefícios, auxílios, moradia, transporte, alimentação

https://wp.ufpel.edu.br/prae/ .

Bibliotecas

https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/ .

Intercâmbio e Mobilidade Internacional

https://wp.ufpel.edu.br/crinter/ .

Mudança no Transporte do Anglo

Por não haver mais unidades da UFPel naquela região, o Transporte de Apoio que circula entre o Anglo e o centro da cidade não irá parar mais na esquina da Barroso com a Lobo da Costa, a partir desta segunda-feira (9). O restante do trajeto e das paradas permanece o mesmo.

Cartão de Identificação

A Identificação Estudantil é um documento com foto onde consta o seu nome e o número de matrícula e é necessária para a utilização dos restaurantes da Universidade, do transporte de apoio e das bibliotecas.

Para fazer o cadastro e obter a carteirinha da UFPel o estudante deve estar devidamente matriculado. O processo é realizado em qualquer biblioteca da UFPel.

Os novos estudantes devem utilizar a carteirinha digital através do aplicativo do Cobalto instalado no celular. A carteirinha física está sendo confeccionada apenas para casos específicos.

Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail identificacao@ufpel.edu.br .

Horários dos RUs

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa o horário de funcionamento dos Restaurantes Universitários a partir de 9 de março.

Café da manhã – RU da Rua General Telles (antiga CEU)
Somente para bolsistas

De segunda a sexta-feira:
6h30min – 8h30min
Sábados, domingos e feriados:
8h30min – 10h

RU Campus Centro – Rua Santa Cruz, 1.705
De segunda a sexta-feira:
Almoço – 11h às 13h30min
Jantar – 17h30min às 20h
Sábados, domingos e feriados:
Almoço – 11h30min às 13h
Jantar – 18h30min às 20h

RU Campus Anglo
De segunda a sexta-feira:
Almoço – 11h às 14h
Jantar – 17h30min às 20h

RU Campus Capão do Leão
De segunda a sexta-feira:
Almoço – 11h às 14h

Provisoriamente, enquanto o refeitório da Casa do Estudante não estiver pronto, moradores da CEU, exclusivamente, poderão realizar as seguintes refeições no RU da Rua General Telles (antiga CEU):

Diariamente:
Jantar – 18h – 19h30min
Sábados, domingos e feriados:
Almoço – 11h30min – 13h.

Muito Mais

Saiba muito mais sobre a UFPel, a vida acadêmica dentro da Instituição e dicas sobre a cidade no Guia do Estudante 2020, produzido pela Universidade. Leia em Guia do Estudante  ou acesse através do link “Estudante”, no Portal da UFPel.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.