19/03: Pelotas tem 30 casos suspeitos de coronavírus

Nesta quinta-feira (19), 30 casos suspeitos do novo coronavírus foram notificados em Pelotas, desde o dia 30 de janeiro de 2020. O último dado, de ontem, apontava 16 suspeitos

Desses, 26 continuam em análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e quatro foram descartados (card em anexo).

Dos 26 casos em suspeição, 14 envolvem mulheres e 12 estão relacionados a homens, com idades entre 8 e 60 anos.

Todos os casos notificados viajaram ou tiveram contato com pessoas que foram para países como Panamá, Portugal, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Uruguai, além da região do Caribe, e as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

O estado de saúde dos pacientes que aguardam resultado é considerado estável e todos permanecem em isolamento domiciliar.

Descartados

As análises com diagnóstico negativo para a Covid-19 estão associadas a três (3) mulheres e um (1) homem, com idades entre 40 e 64 anos.  

Central de triagem

A partir desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Pelotas disponibilizará uma central de triagem para o coronavírus. Através do número (53) 3284-7700, que funcionará das 8h às 18h, a população poderá entrar em contato, exclusivamente, para informar a identificação de sintomas associados à doença e saber se eles se enquadram nos critérios para a realização do exame.  

A Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade para que utilizem essa linha telefônica apenas nestes casos, a fim de possibilitar mais eficiência no serviço. Caso os profissionais da Central comprovem a suspeita, recomendarão o isolamento domiciliar e encaminharão equipe volante à residência para coleta do material, evitando que estas pessoas se desloquem às unidades de saúde. 

Laboratório

O Lacen/RS é o único laboratório do Rio Grande do Sul credenciado e certificado para a realização do exame de contraprova — que confirma ou descarta o coronavírus. No momento, os laudos do Lacen/RS estão levando cerca de 48 horas para ficarem prontos devido à grande demanda observada no estado. Todas as informações oficiais serão divulgadas nos boletins diários no site http://www.pelotas.com.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pelotas.

 

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.