Prefeitura deveria parar o corte de água de inadimplentes

Neste momento de expansão da epidemia de coronavírus no Brasil, a prefeitura de Pelotas informou, nesta quinta (19), que o Sanep continuará a cortar a água dos pelotenses que deixarem de pagar as contas.

É uma decisão questionável. Afinal, estamos num momento em que todos os cuidados devem ser tomados, segundo o próprio governo, para se evitar que a contaminação ocorra e que avancem os casos da doença.

Água é necessária para a higienização das famílias.

A prefeitura parece viver um dilema: Decisão Humanitária x Decisão Fiscal.

Evidentemente, não está usando o medo para forçar os inadimplentes a saldarem seus débitos para ter acesso à higiene. Como vivemos uma fase de paralisia no trabalho e desemprego, seria desumano.

Pelo que diz a explicação oficial (abaixo), enviada ao site, a prefeitura considera os cortes da água um tipo de serviço.

Se cortar água é entendido como um serviço, algo não parece certo, sobretudo nesta hora.

Explicação da prefeitura para manter o corte:

“O corte de água por inadimplência está mantido assim como todos os outros serviços prestados pelo Sanep no Município. A autarquia está seguindo todas as orientações previstas no decreto municipal e manterá todos os seus serviços em funcionamento o máximo de tempo que for possível”.

1 thought on “Prefeitura deveria parar o corte de água de inadimplentes

  1. Concordo Rubens! ” Estamos num momento em que todos os cuidados devem ser tomados, segundo o próprio governo, para se evitar que a contaminação ocorra e que avancem os casos da doença.” É uma questão humanitária, temos parcelas do setor público e privado no Brasil e no mundo fazendo sacrifícios contra a pandemia, médicos e demais agentes de saúde arriscam suas vidas, porém em meio uma crise que se encaminha para calamidade publica, a prefeitura de Pelotas – em sua bolha tecnocrata- ignora o drama e a gravidade do momento e age de forma incompreensível na contramão. Demonstrando, assim, insensibilidade e descaso pela população. Espero sinceramente que repense e retroceda.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.