Connect with us

Pelotas e RS

Sobe para 52 casos suspeitos do coronavírus em Pelotas

Publicado

on

Pelotas continua sem casos confirmados de coronavírus (Covid-19).

Até esta sexta-feira (20), 52 casos foram notificados na cidade. Oito deles já foram descartados para a doença. Quarenta e quatro permanecem sob suspeita estando em análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

Do total de suspeitas informadas até o momento à Secretaria Municipal de Saúde, 29 são mulheres entre 8 e 64 anos, e 23 são de homens com idades entre 10 e 43 anos.

Conforme a análise feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município, das unidade públicas de saúde e dos hospitais privados, os casos notificados são referentes a pessoas que viajaram ou mantiveram contato com outras que visitaram países ou cidades com surto ou transmissão comunitária confirmada.

Entre os locais de origem dessas suspeitas estão os estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além da região das praias do Caribe ede países como Portugal, Escócia, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Uruguai, Panamá.

Central de triagem começa a atuar

A Central de Triagem para o conoravírus criada pela Prefeitura de Pelotas começou a operar nesta sexta-feira (29). Das 8h às 18h, através do número (53) 3284-7700, o público poderá entrar em contato, exclusivamente, para informar sintomas associados à doença e saber se eles se enquadram nos critérios para realização do exame.

A Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade com o uso da linha telefônica: apenas para sanar dúvidas, a fim de possibilitar mais eficiência ao serviço.

Se os profissionais da Central comprovarem a suspeita, recomendarão o isolamento domiciliar e encaminharão equipe volante à residência para coletar material. Desta forma, evitarão deslocamento dos usuários às unidades de saúde.

Entenda

Existe uma equipe volante que, após ser avisada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o paciente procurou atendimento, vai à casa da pessoa com suspeita para fazer a coleta. É bom reforçar que isso só ocorre quando se tem certeza da suspeita e não quer dizer que o usuário esteja com coronavírus.

A Vigilância reforça que ao receber a equipe para a realização do exame, a pessoa também é orientada a permanecer em isolamento domiciliar. Ela recebe várias orientações sobre como proceder e as medidas preventivas a serem adotadas, assinando um documento em que deixa claro que está ciente de que ela é uma SUSPEITA de coronavírus e não que tem a doença.

“Alguns estão confundindo o documento com um atestado de que a pessoa tem a doença e não é isso. São apenas orientações e um termo de ciência, que reforça a importância da pessoa permanecer em isolamento domiciliar”, explica Ana Alice Maciel, enfermeira da Vigep.

Laboratório

O Lacen/RS é o único laboratório do Rio Grande do Sul credenciado e certificado à realização do exame de contraprova — que confirma ou descarta o coronavírus. No momento, os laudos do Lacen/RS estão levando cerca de 48 horas para ficarem prontos devido à grande demanda observada no Estado. Todas as informações oficiais serão divulgadas nos boletins diários no site http://www.pelotas.com.br e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Pelotas.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading