Tenda de exército no Pronto Socorro

O Exército, a pedido da Prefeitura de Pelotas, montou uma tenda para triagem externa, junto à entrada do Pronto Socorro de Pelotas (PSP). O objetivo da ação é o de proteger os pacientes que estão no local, em estado grave, de uma possível exposição ao novo coronavírus, causador da Covid-19.

A estrutura será montada também para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, com o mesmo objetivo – proteção aos pacientes e à equipe.

Todos que forem identificados com sintomas de gripe e suspeita de coronavírus terão de colocar máscaras, passar por higienização e serão encaminhados para o local correto de atendimento.

“Quem estiver com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, ou mesmo com sintomas da gripe comum, não deve procurar o PS, que é focado em atendimento de urgência e emergência. Mesmo assim, algumas pessoas nessa situação acabam indo ao local. Por isso, faremos todas as triagens em tenda externa, montada junto ao Pronto Socorro. A medida será replicada também à UPA Areal”, explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

Pessoas com sintomas gripais ou suspeitas de infecção pelo coronavírus devem ligar para a Central de Triagem por telefone, no número (53) 3284-7700, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, a fim de verificar sua situação e, se confirmada suspeita, uma equipe será deslocada para realizar o teste na casa do paciente.

Fora do horário de atendimento da Central, de segunda a sexta, o cidadão deve se encaminhar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou direto à UPA Areal. Nos finais de semana, em caso de suspeita do coronavírus, a pessoa deve procurar a UPA Areal, pois a Central de Triagem e as UBSs funcionam apenas nos dias de semana.

Exército monta tenda em frente do Pronto Socorro em Pelotas

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.