Prefeitura faz parcerias para acolhimento de pessoas em situação de rua

Da prefeitura |

A Secretaria de Assistência Social (SAS) está fazendo parcerias para ampliar o número de vagas da Casa de Passagem, que oferece um lugar para dormir para pessoas em situação de rua, e que estão de passagem pela cidade e não têm onde ficar. O objetivo é diminuir o número de pessoas em cada espaço para distanciar as camas e, assim, cumprir os protocolos para a prevenção do Coronavírus, ao mesmo tempo que garante uma cama a quem necessita.  

Além da já conhecida Casa de Passagem (rua Três de Maio, 1074), o Centro Pop, ao lado (rua Três de Maio, 1070), terá seu espaço adaptado para acolher pessoas durante a noite. Durante o dia os dois locais devem ser desocupados para que seja feita a higienização correta. Lá também serão servidas três refeições diárias – café da manhã, almoço e janta.
Outra decisão para ampliar o número de vagas é a parceria com o Albergue Noturno (rua Padre Felício, 320). A entidade abrirá vagas para os excedentes dos serviços da SAS, que fornecerá a alimentação como contrapartida.  

Para reduzir os riscos, diariamente, ao chegar nas unidades, por volta das 19h, todos os usuários passarão por exames clínicos e, se apresentarem febre ou qualquer sintoma que indique a possibilidade de contaminação, será encaminhado para o serviço de saúde. Ainda não existe nenhum caso confirmado em Pelotas, nem na região.

O secretário da SAS, Luiz Eduardo Longaray, explica que ao mesmo tempo que a equipe precisou diminuir, pois muitos servidores estão em grupos de risco – idosos, com doenças crônicas e gestantes – e foram dispensados do trabalho presencial, a demanda cresceu. Diversas organizações sociais que atendiam a população mais vulnerável suspenderam o atendimento e trabalhadores, como guardadores de carros e outros que trabalham nas ruas, neste momento, estão sem qualquer renda. Com a suspensão de contratos de trabalho, Longaray acredita que a tendência é agravar ainda mais a situação, que não tem prazo para acabar.

Central de Doações

Interessados em fazer doações de produtos de limpeza, higiene e alimentos não-perecíveis podem entregá-los na Central de Doações da Secretaria de Assistência Social (SAS), montada na sede da Secretaria– rua Marechal Deodoro, 404 –, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Fora desse horário, as mercadorias poderão ser entregues na Casa de Passagem, localizada na rua Três de Maio, 1.074. Equipes da SAS fazem a seleção e distribuição dos itens às famílias de baixa renda. Mais informações pelo telefone 53.3309.3600 

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.