Connect with us

Pelotas e RS

Hospital Escola cria 23 leitos exclusivos para tratar pacientes com o novo coronavírus

Publicado

on

Hospital de referência municipal para tratar os pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/EBSERH) reorganizou sua estrutura assistencial, administrativa e de ensino para atender à situação emergencial da pandemia que nesse momento chega a Pelotas. A principal medida foi a criação de uma unidade específica e isolada para os pacientes infectados, com 23 leitos, e a formação de uma equipe treinada e exclusiva para o atendimento desta ala.

A instituição criou no início de março, o Comitê Interno para Ações de Enfrentamento à Pandemia pelo Coronavírus, que se reúne diariamente e, desde a semana passada, envia por e-mail a todos colaboradores as decisões tomadas nas reuniões para fins de acompanhamento. “Nosso principal objetivo é unir esforços de todas as áreas para tomar as melhores decisões, para enfrentar este momento que já está mudando completamente a rotina das pessoas e, especialmente, aqui dentro do hospital. Queremos que todos saibam o que está acontecendo e possam se manter seguros e bem informados para atuar da melhor forma possível”, destacou a superintendente Samanta Madruga.

O terceiro andar do hospital – localizado em parte anexa à Santa Casa, onde eram as enfermarias da Clínica Cirúrgica – foi completamente desocupado para dar lugar aos espaços que serão usados pelas equipes que atenderão aos casos de Covid-19. As rotas de entrada e circulação já foram sinalizadas e as equipes estão e permanecerão recebendo os treinamentos para os atendimentos.

“Importante destacar que temos equipamentos médico-hospitalares suficientes para os leitos aqui do HE. Sabemos que a população está preocupada, pois a situação é grave e os casos podem ultrapassar a quantidade de leitos que o sistema oferece. Mas estamos disponibilizando uma estrutura completa de assistência a todos os pacientes que aqui forem internados, inclusive com respiradores e monitores”, destacou a chefe da Divisão Médica, Cristiane Neutzling.

Seguindo o Decreto Municipal, as cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais foram suspensos, exceto aqueles de pacientes oncológicos e o pré-natal de alto risco. Somente cirurgias de urgência serão realizadas, bem como procedimentos cirúrgicos de suporte aos pacientes internados.

COLABORADORES – Para todos os colaboradores, estão definidas medidas de prevenção e apoio. Desde escuta qualificada online com psicólogos voluntários e equipe da Faculdade de Psicologia da UFPel, até mensagens em vídeo e áudio para suporte aos gestores e trabalhadores que estarão atuando no enfrentamento à pandemia.

Desde o início do planejamento de mudanças dos fluxos e processos de trabalho, a equipe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho está envolvida diretamente, realizando as análises de risco e orientando as decisões no sentido de prevenção à saúde e segurança dos trabalhadores, bem como garantindo o correto uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Trabalhadores da área administrativa e com algum fator de risco fizeram adequações para realização de trabalho remoto, como forma de diminuir a circulação de pessoas pelas ruas e dentro da instituição, a fim de reduzir a disseminação do vírus.

Novos pijamas e macacões em tecido higienizável estão sendo produzidos pela equipe de costura, para melhor atender à demanda aumentada de atendimento aos pacientes infectados.

“Conseguimos, a muitas mãos, em um curto espaço de tempo, adequar uma estrutura com foco no melhor atendimento aos pacientes e maior segurança aos nossos colaboradores. A direção está 24 horas a postos para apoiar no que for preciso”, finaliza Samanta.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading