Pelotas registra segundo caso de contaminação por coronavírus

Confirmado nesta quinta-feira (26), pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), o segundo caso de coronavírus em Pelotas.

Trata-se de um homem, de 70 anos, que esteve em viagem para o município de Bagé (RS).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o idoso apresentou quadro de tosse acompanhada de febre, está em isolamento domiciliar e se recupera bem. 

O primeiro caso de Covid-19 na cidade havia sido informado pela prefeita Paula Mascarenhas na quarta-feira (25), durante coletiva de imprensa online, realizada através dos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais.

Até esta quinta-feira, o município recebeu 113 notificações de suspeitas da doença (Covid-19). Deste total, 73 casos foram descartados pelo Lacen/RS. Restam ainda outros 38 em análise (card em anexo).

Casos notificados

Do total de casos registrados como suspeitos na SMS até o momento, 62 são de mulheres com faixa etária entre 8 e 71 anos, e 51 são de homens com idades que variam entre 6 e 87 anos. 

Os registros referem-se a pessoas que viajaram ou mantiveram contato com outras que viajaram para países ou cidades com surto ou transmissão comunitária confirmada – o que não é o caso de Pelotas, que ainda pode rastrear a origem do caso verificado.

Entre os países de origem dos casos suspeitos estão Panamá, Colômbia, Portugal, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Uruguai, além das cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Bagé (RS).

Protocolo de exames

A SMS destaca, contudo, que todas as amostras de suspeitas coletadas antes da mudança nos protocolos – a partir de agora serão testados apenas pessoas que apresentem sintomas gripais graves e que estejam hospitalizadas -, estabelecidas pelo Estado via decreto na terça-feira (24), já foram enviadas para avaliação do Lacen/RS.

Por esse motivo, de agora em diante, o número de notificações não sofrerá alteração. O que pode apresentar mudanças são os dados relacionados aos exames que aguardam avaliação e o número de casos confirmados.
Devido à grande demanda observada em todo o estado, os laudos do Lacen/RS estão levando mais do que as 48 horas padrão.

Obrigado por participar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.