Connect with us

Opinião

ENTIDADES DA ALIANÇA PELOTAS FAZEM ALERTA: ‘PANDEMIA ECONÔMICA’

Publicado

on

O coordenador da Aliança Pelotas, Amadeu Fernandes, enviou ontem (27) pela manhã uma carta à prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e ao governador do Estado, Eduardo Leite, chamando atenção para a necessidade de flexibilização nos decretos no que diz respeito ao funcionamento das atividades produtivas.

O documento, alinhado com as manifestações das principais federações empresariais do Estado, chama atenção para as causas desastrosas causadas à economia regional.

Ao intitular o momento atual de “pandemia econômica”, o documento destaca:

  • Ameaça de desabastecimento, que poderá ocorrer caso se prolonguem além de um limite razoável;
  • Proibições de atividades empresariais;
  • Iminente risco de fechamento de empresas e incapacidade de geração de empregos e renda, o que poderá afetar o cumprimento de prazos e pagamentos dos tributos.

O coordenador destacou que a diminuição dos recolhimentos fiscais será inevitável e, com isso, o encurtamento das receitas já escassas dos cofres públicos.

De acordo com Fernandes, a Aliança Pelotas quer sensibilizar as autoridades para que avaliem o retorno gradual das atividades econômicas, com a garantia de atendimento às recomendações de saúde, como o teletrabalho dos grupos de risco e o distanciamento entre pessoas.

A proposta apresenta como alternativa a retomada de operações com 50% de pessoal nas suas atividades a partir do dia 1º de abril, retomando a 100% em 6 de abril, quando o isolamento horizontal já terá cumprido 16 dias.

“Ainda há tempo de evitarmos o empobrecimento abrupto e irreversível da sociedade”, sustentou o coordenador.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading