Prefeitura: ‘Infelizmente, este domingo teve movimentação nas ruas, principalmente jovens’

Prefeitura informa:

No fim de semana, locais conhecidos pela grande concentração de pessoas, como a praia do Laranjal, as avenidas Dom Joaquim, Duque de Caxias e Bento Gonçalves, receberam a atenção prioritária das Operações Integradas, formadas por guardas municipais, agentes de Trânsito, bombeiros, policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil e integrantes da Defesa Civil.

“Infelizmente, este domingo teve movimentação de pessoas nas ruas, principalmente jovens. Seguimos atendendo denúncias, recomendando o fim de aglomerações e procurando conscientizar”, diz o secretário de Segurança, Aldo Bruno (foto).

De acordo com ele, o número de abordagens aumentou praticamente 100% em relação ao último final de semana – reflexo, segundo ele, do movimento feito por setores e personalidades do país que incentivam o relaxamento das medidas de contenção à Covid-19. “Esse encorajamento à retomada das atividades normais pode ser altamente prejudicial à prevenção da contaminação em Pelotas”, lamenta Bruno.

Orientação à população e aos estabelecimentos

O foco das ações integradas também esteve voltado aos estabelecimentos com serviços não essenciais, previstos no Decreto 6.252, que devem respeitar a legislação em relação ao fechamento do comércio – outra medida adotada pela Prefeitura, na sexta-feira (20), para diminuir o avanço da doença no município.

De acordo com Bruno, por ora os efetivos não se depararam com a resistência das pessoas, quando orientadas a se deslocarem às suas respectivas residências. “Nosso procedimento é conversar e pedir a colaboração. Ainda não precisamos multar ou fechar, definitivamente, um estabelecimento por conta disso”, diz, reforçando o poder fiscalizatório concedido à Guarda Municipal em função do Decreto – o órgão também está habilitado a notificar aqueles que reincidirem e desobedecerem às recomendações municipais. 

Aumento nas denúncias

Na última terça (24), a Guarda Municipal já identificava um aumento de 200% no número de denúncias feitas à instituição, pelo 153. Seis dias depois, o número continua sendo procurado frequentemente pela população. Segundo o órgão, em média duas ligações são recebidas por minuto, durante o dia e a noite.

Denúncias

A comunidade pode ajudar os órgãos de Segurança Pública a manter o isolamento social. As denúncias relacionadas a aglomerações em vias públicas, à realização de eventos com mais de 30 participantes ou até mesmo ao fluxo intenso de pessoas podem ser comunicadas ao 190 da Brigada Militar ou ao 153 da Guarda Municipal. Em caso de estabelecimentos comerciais, a Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana atende a população das 8h às 12h30, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3227-7974.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.