Paula nomeia 27 novos guardas. Veja os aprovados

A prefeitura nomeará, nesta quinta-feira (2), 27 novos guardas municipais aprovados na última etapa do concurso público – o curso de formação –, a fim de reforçar o efetivo da segurança pública de Pelotas e incrementar as ações de prevenção e repressão à violência no município.

As quatro mulheres e os 23 homens que concluíram e obtiveram êxito nas avaliações da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol), devem dar início ao processo de admissão de forma online. 

O edital será publicado na edição do Diário Oficial dos Municípios, nesta quinta, mas pode ser conferido na íntegra em anexo.

Junto à nomeação, o Município também divulga o resultado final do certame, considerando a classificação e a média de cada candidato – que vai de 8,9 a 9,8.

Com a convocação, o efetivo da Guarda passará a contar com 197 profissionais, elevando em 15% o número do atual quadro. 

A prefeita Paula Mascarenhas diz que a nomeação ocorre em um momento importante, considerando o papel das forças de segurança no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, principalmente, no que tange à orientação e à conscientização da população da cidade.

“Sempre tivemos muita expectativa em relação ao concurso da Guarda, em função da vontade de fortalecer o quadro de servidores, sobretudo, devido à atuação fundamental da instituição no âmbito do Pacto Pelotas pela Paz”, disse Paula, referindo-se à integração dos órgãos às demais frentes de segurança da cidade, que buscam diminuir a criminalidade no município a partir do trabalho de integração, compartilhamento de informações e inteligência.

Processo de admissão

Devido à recomendação para o distanciamento social e à orientação para que as pessoas permaneçam em casa, a fim de conter a propagação da Covid-19, o processo de admissão será feito através da internet, informa a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh). Os candidatos nomeados deverão encaminhar a documentação solicitada (veja lista abaixo), frente e verso, no formato PDF, em um único e-mail para o endereço eletrônico sarh.scdp@pelotas.rs.gov.br.

No assunto do e-mail, deve ser mencionado: ‘nome do candidato’ + ‘Nomeação Guarda Municipal’. Na mensagem, o aprovado deverá transcrever a declaração, devidamente preenchida, conforme modelo do Anexo IV do edital (solicitação de admissão). Exames laboratoriais (hemograma com plaquetas; glicemia de jejum; creatinina; EQU; VDRL; VHS) e vacinas (tríplice viral, até 49 anos; tétano e hepatite B), além de demais documentos para o exame de saúde, devem ser encaminhados para o e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br, devendo o assunto ser ‘nome completo’ + ‘Nomeação Guarda Municipal.

A Secretaria salienta que toda a comunicação para o processo admissional acontecerá, exclusivamente, para o e-mail recebido do candidato, ou sela, ele é responsável pelo acompanhamento das informações e procedimentos que serão encaminhados. O prazo de posse se encerra em 21 de abril de 2020. 

“Uma grande conquista para a comunidade de Pelotas.” Assim, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone, define a chegada dos novos profissionais ao efetivo. De acordo com ele, o ingresso destes servidores vai colaborar, especialmente, no cenário vivido atualmente em consequência da pandemia. 

“Eles chegam em um momento ímpar. Serão essenciais para reforçar o patrulhamento em prédios públicos, como unidades de saúde e escolas. Também ajudarão para que tanto as pessoas que permanecem em casa possam se sentir seguras, quanto aquelas que precisam sair estejam tranquilas nas ruas”, apontou. 

Documentos requistados

Documentos requisitadosa) Carteira de Identidade;
b) CPF;
c) Título de eleitor;
d) Certidão de quitação eleitoral, retirada pelo site
e) PIS/PASEP ativo;
f) Certificado de quitação militar;
g) Carteira de Habilitação (Categoria AB);
h) Certidão de nascimento (filhos menores de 14 anos);
i) Carteira de vacinação (filhos menores de 5 anos);
j) Comprovante de frequência escolar dos filhos até 14 anos;
k) Certidão de casamento, divórcio ou união estável (nesse caso, deverá ser anexado também o documento de identidade do(a) companheiro(a));
l) Comprovante de residência no nome do candidato (água, luz ou telefone fixo) ou comprovante de residência com declaração simples do titular da conta acrescida da cópia do seu documento de identidade (água, luz ou telefone fixo);
m) Certificado ou histórico escolar que comprove a conclusão do ensino médio;
n) Alvará judicial de folha corrida expedido pelo Foro, retirada pelo site: ;
o) Certidão de antecedentes criminais, retirada pelo site;
p) declaração de bens ou cópia do imposto de renda;
q) Certidão negativa de processo administrativo disciplinar, no caso de candidato que já teve vínculo de cargo ou emprego público;
r) Foto em formato 3×4;
s) Número de agência e conta corrente no Banco Banrisul (cópia do cartão). Na hipótese de ainda não ter conta bancária junto ao Banrisul, favor informar;
t) Declarações disponíveis no Anexo V deste Edital;
u) Ficha de Identificação disponível no Anexo VI deste Edital (pode ser preenchido no computador e só impresso para assinar e enviar).

Candidatos nomeados

01º Diego Vieira Eslabão
02º Jonathan Ramos Dias
03º Gabriel Gonçalves Ferreira
04º Fabiano David Machado
05º Endiel Duarte dos Santos
06º Rafael Jansen de Souza
07º Daniel Roloff
08º Mateus Grillo Peres
09º Eliezer de Bittencourt Barcellos
10º Leonardo Gonçalves Amaral
11º Anderson Born da Silveira
12º Nanderson Araújo Terra
13º Robin Crepes Correa
14º Felipe Quevedo
15º Marcos Ednei Pereira de Moraes
16º Itibage Correa Mirapalhete
17º Mauricio Vergara Schuler
Guarda Municipal – Afrodescendente
01º Maicon de Almeida Bandeira
02º Rogerio Alvarenga Fagundes
03º Julio Cesar Alves
04º Lilian Xavier dos Santos Linhares
05º João Fabiano Siqueira do Amaral
Guarda Municipal – Pessoa com deficiência
01º Oberdan Silva Kosinski Junior
02º Bruno Heimberg Mendes
Guarda Municipal – Gênero
01º Daiane Schwanz Casarin
02º Ana Luiza Gluszevicz
03º Maria Liane Medeiros Correa

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.