Connect with us

Pelotas & RS

Paula nomeia 27 novos guardas. Veja os aprovados

Publicado

on

A prefeitura nomeará, nesta quinta-feira (2), 27 novos guardas municipais aprovados na última etapa do concurso público – o curso de formação –, a fim de reforçar o efetivo da segurança pública de Pelotas e incrementar as ações de prevenção e repressão à violência no município.

As quatro mulheres e os 23 homens que concluíram e obtiveram êxito nas avaliações da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol), devem dar início ao processo de admissão de forma online. 

O edital será publicado na edição do Diário Oficial dos Municípios, nesta quinta, mas pode ser conferido na íntegra em anexo.

Junto à nomeação, o Município também divulga o resultado final do certame, considerando a classificação e a média de cada candidato – que vai de 8,9 a 9,8.

Com a convocação, o efetivo da Guarda passará a contar com 197 profissionais, elevando em 15% o número do atual quadro. 

A prefeita Paula Mascarenhas diz que a nomeação ocorre em um momento importante, considerando o papel das forças de segurança no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, principalmente, no que tange à orientação e à conscientização da população da cidade.

Publicidade

“Sempre tivemos muita expectativa em relação ao concurso da Guarda, em função da vontade de fortalecer o quadro de servidores, sobretudo, devido à atuação fundamental da instituição no âmbito do Pacto Pelotas pela Paz”, disse Paula, referindo-se à integração dos órgãos às demais frentes de segurança da cidade, que buscam diminuir a criminalidade no município a partir do trabalho de integração, compartilhamento de informações e inteligência.

Processo de admissão

Devido à recomendação para o distanciamento social e à orientação para que as pessoas permaneçam em casa, a fim de conter a propagação da Covid-19, o processo de admissão será feito através da internet, informa a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh). Os candidatos nomeados deverão encaminhar a documentação solicitada (veja lista abaixo), frente e verso, no formato PDF, em um único e-mail para o endereço eletrônico sarh.scdp@pelotas.rs.gov.br.

No assunto do e-mail, deve ser mencionado: ‘nome do candidato’ + ‘Nomeação Guarda Municipal’. Na mensagem, o aprovado deverá transcrever a declaração, devidamente preenchida, conforme modelo do Anexo IV do edital (solicitação de admissão). Exames laboratoriais (hemograma com plaquetas; glicemia de jejum; creatinina; EQU; VDRL; VHS) e vacinas (tríplice viral, até 49 anos; tétano e hepatite B), além de demais documentos para o exame de saúde, devem ser encaminhados para o e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br, devendo o assunto ser ‘nome completo’ + ‘Nomeação Guarda Municipal.

A Secretaria salienta que toda a comunicação para o processo admissional acontecerá, exclusivamente, para o e-mail recebido do candidato, ou sela, ele é responsável pelo acompanhamento das informações e procedimentos que serão encaminhados. O prazo de posse se encerra em 21 de abril de 2020. 

“Uma grande conquista para a comunidade de Pelotas.” Assim, o secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone, define a chegada dos novos profissionais ao efetivo. De acordo com ele, o ingresso destes servidores vai colaborar, especialmente, no cenário vivido atualmente em consequência da pandemia. 

“Eles chegam em um momento ímpar. Serão essenciais para reforçar o patrulhamento em prédios públicos, como unidades de saúde e escolas. Também ajudarão para que tanto as pessoas que permanecem em casa possam se sentir seguras, quanto aquelas que precisam sair estejam tranquilas nas ruas”, apontou. 

Documentos requistados

Publicidade

Documentos requisitadosa) Carteira de Identidade;
b) CPF;
c) Título de eleitor;
d) Certidão de quitação eleitoral, retirada pelo site
e) PIS/PASEP ativo;
f) Certificado de quitação militar;
g) Carteira de Habilitação (Categoria AB);
h) Certidão de nascimento (filhos menores de 14 anos);
i) Carteira de vacinação (filhos menores de 5 anos);
j) Comprovante de frequência escolar dos filhos até 14 anos;
k) Certidão de casamento, divórcio ou união estável (nesse caso, deverá ser anexado também o documento de identidade do(a) companheiro(a));
l) Comprovante de residência no nome do candidato (água, luz ou telefone fixo) ou comprovante de residência com declaração simples do titular da conta acrescida da cópia do seu documento de identidade (água, luz ou telefone fixo);
m) Certificado ou histórico escolar que comprove a conclusão do ensino médio;
n) Alvará judicial de folha corrida expedido pelo Foro, retirada pelo site: ;
o) Certidão de antecedentes criminais, retirada pelo site;
p) declaração de bens ou cópia do imposto de renda;
q) Certidão negativa de processo administrativo disciplinar, no caso de candidato que já teve vínculo de cargo ou emprego público;
r) Foto em formato 3×4;
s) Número de agência e conta corrente no Banco Banrisul (cópia do cartão). Na hipótese de ainda não ter conta bancária junto ao Banrisul, favor informar;
t) Declarações disponíveis no Anexo V deste Edital;
u) Ficha de Identificação disponível no Anexo VI deste Edital (pode ser preenchido no computador e só impresso para assinar e enviar).

Candidatos nomeados

01º Diego Vieira Eslabão
02º Jonathan Ramos Dias
03º Gabriel Gonçalves Ferreira
04º Fabiano David Machado
05º Endiel Duarte dos Santos
06º Rafael Jansen de Souza
07º Daniel Roloff
08º Mateus Grillo Peres
09º Eliezer de Bittencourt Barcellos
10º Leonardo Gonçalves Amaral
11º Anderson Born da Silveira
12º Nanderson Araújo Terra
13º Robin Crepes Correa
14º Felipe Quevedo
15º Marcos Ednei Pereira de Moraes
16º Itibage Correa Mirapalhete
17º Mauricio Vergara Schuler
Guarda Municipal – Afrodescendente
01º Maicon de Almeida Bandeira
02º Rogerio Alvarenga Fagundes
03º Julio Cesar Alves
04º Lilian Xavier dos Santos Linhares
05º João Fabiano Siqueira do Amaral
Guarda Municipal – Pessoa com deficiência
01º Oberdan Silva Kosinski Junior
02º Bruno Heimberg Mendes
Guarda Municipal – Gênero
01º Daiane Schwanz Casarin
02º Ana Luiza Gluszevicz
03º Maria Liane Medeiros Correa

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Especial

Rio Grande do Sul confirma caso de infecção pela variante Ômicron

A paciente está em isolamento domiciliar

Publicado

on

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira (3) um caso de infecção pela nova variante Ômicron.

De acordo com a pasta, a mulher, residente em Santa Cruz do Sul, voltou de viagem à África do Sul na semana passada. Ela já havia tomado as duas doses da vacina e apresentou febre.

A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas a ela também serão testadas.

Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretaria reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, em cuidados básicos, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento adequado.

A orientação é que quem ainda não se vacinou ou esteja com alguma dose pendente procure as unidades de saúde para atualizar a situação.

Dados da pasta mostram que, até esta sexta-feira, 842 mil pessoas no Rio Grande do Sul estavam com a segunda dose em atraso e 721 mil com a dose de reforço atrasada.

Outros casos

Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante Ômicron no país, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

O sonho acabou de novo

Publicado

on

Agora que Eduardo Leite não será mais candidato, a cobertura de política regional, que já andava chata há muito tempo, perdeu toda a graça.

Achavam que seria a redenção da região Sul ter, quem sabe, um presidente da República natural de Pelotas. O sonho acabou de novo.

O Porto de Rio Grande foi o sonho de redenção anterior…

#MAS-TEVE-UM-PORÉM

Dilma andou lendo keines e resolveu seguir a cartilha: investir dinheiro público para injetar vigor na economia. Inventou de construir plataformas petrolíferas no Brasil, mesmo sabendo que era mais barato encomendá-las do exterior. Abriu os cofres do BNDES para robustecer a indústria nacional, empregar brasileiros em obras públicas. Sabemos como acabou. A primeira plataforma feita em Rio Grande, rebocada até a costa do Rio de Janeiro, afundou. Bilhões desceram até o fundo do mar, sem conseguir extrair um mísero litro de petróleo. O aço que sobrou em Rio Grande, à espera de novos moldes e encaixes, enferrujou e terminou vendido como sucata para a Gerdau. Adeus, polo naval. Adeus, empregos. Adeus, Zona Sul. Pouco depois, adeus Dilma!

Ninguém pode fazer nada por nós, a não ser nós mesmos.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

UCPel realiza vestibular on-line neste domingo (5)

Publicado

on

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza neste domingo (5) o Vestibular 2022 para os cursos de Medicina e Odontologia. Pelo segundo ano consecutivo, a prova ocorrerá no formato on-line para todos os candidatos. O curso de Medicina terá 11,6 candidatos na disputa por uma das 155 vagas e o curso de Odontologia, 2,5 candidatos por vaga.

Dividida em duas etapas, a prova ocorrerá das 8h às 13h com 30 questões de múltipla escolha. A primeira etapa será destinada às questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda, será voltada para elaboração de uma redação e resolução de questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Assim como a prova presencial, o processo seletivo on-line exige cuidados, todos descritos no Manual do Candidato. Para a realização da prova, o candidato deverá ficar isolado de outras pessoas e escolher uma sala silenciosa e iluminada. 

Deverá também estar conectado on-line 30 minutos antes do começo da prova, portando um documento de identidade com foto e o CPF (que não pode ser a versão digital, visto não ser permitido o uso de celulares durante a prova). Será permitido o uso de uma caneta esferográfica, uma folha de ofício em branco e uma garrafa de água de material transparente.    

Segurança      

Durante a realização do processo seletivo, os candidatos serão monitorados por um software de inteligência artificial e também por fiscais remotos de sala, através de imagens captadas pelas câmeras dos computadores de cada candidato. De acordo com o coordenador do Vestibular, professor Fabian Primo, a associação da tecnologia com a fiscalização humana amplia a capacidade de identificação de possíveis anormalidades.       

Publicidade

  Ao entrar no ambiente virtual de prova, o software bloqueia o computador, impossibilitando o acesso à internet e a outros programas. Microfone, câmera, tela, teclado e mouse passam a ser registrados. A ferramenta ainda sinaliza quando o candidato não está olhando para a tela, assim como identifica sinais eletrônicos emitidos por outros aparelhos ou a interrupção de terceiros.     

Resultado

As questões da prova estarão à disposição dos candidatos no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, no site www.ucpel.edu.br/vestibular. O gabarito da prova também será divulgado na Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz).

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias