ESCLARECIMENTO SOBRE CENÁRIO FEITO POR COMITÊ DA UFPEL SOBRE O COVID-19

A fonte do Comitê UFPel para o Covid (coronavírus) que conversou comigo sobre o pior cenário com que trabalham sobre a pandemia na cidade (cenário publicado ontem – AQUI), escreveu para pedir que a postagem, resultado da entrevista, feita por telefone, seja retirada do ar.

A fonte diz:

Que ela faz parte do “Comitê UFPel para o Covid”, não do “Comitê Científico da UFPel”.

Que os dados que me passou são cálculos feitos apenas a partir de dados divulgados na imprensa e não de estudos.

Que o que falou era para que eu entendesse o quadro, não para publicar, e que o papel da imprensa seria de ajudar a orientar abordagem familiar e comunitária.

Que desaconselhava a publicação, por medo de aumentar o medo entre a população.

***

Conversas entre fontes e jornalistas “em off” significam que a fonte é protegida, não que o material não será publicado. Foi difícil publicar, porque o material é inquietante e porque o cenário me pareceu exagerado.

A princípio, concordei em não publicar.

Contudo, sendo um cenário com que trabalha um Comitê de Universidade, reconsiderei, pela relevância social das informações no sentido da alertar para a gravidade das projeções.

Como as informações foram verbalizadas por um membro do Comitê da UFPel para o Covid, deduzi que eram confiáveis. E são (observe: a fonte não diz que o cenário não é verdadeiro, não diz que as informações não são verdadeiras; portanto, seguem válidas; o Comitê trabalha com aquele cenário, o que não quer dizer que se confirmará).

O único ponto de conflito é quando a fonte diz que o cenário se baseia “em notícias da imprensa e não em estudos”. Estou certo que falou que em ‘estudos’, mesmo porque seria absurdo um comitê científico se basear em notícias, não em estudos.

Feito o registro, mesmo considerando válida a postagem (porque é de fato o cenário que trabalham, vou atender ao pedido da fonte. Apagarei a postagem, que ficará no ar mais um pouco, até 17h, apenas para o leitor entender do que se trata. Às 17h, será retirada. Não sei se estou fazendo o correto, optei por mostrar boa vontade.

© Rubens Spanier Amador, jornalista, editor

Facebook do autor

1 thought on “ESCLARECIMENTO SOBRE CENÁRIO FEITO POR COMITÊ DA UFPEL SOBRE O COVID-19

  1. Ótimo o seu esclarecimento!
    Penso, voce não deve retirar o post, ora, onde está a responsabilidade deste pessoal, em informa dados nõa confiáveis, ou projeções, sem base de fatos científicos?
    Isto é uma irresponsabilidade.
    A imprensa, fez e deve fazer o seu papel, divulgar estes dados e entrevistas, sim e para amanhã, não esquecermos quem estava trabalhando sério e quem estava fazendo terrorismo. Este pessoal, ainda não entendeu a gravidade do problema. Continue fazendo o seu excelente papel, informando a comunidade com noticias de todos os lados e tendencias, as pessoas não são burras, maioria que lê, sabem interpretar o conteúdo.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.