Connect with us

Brasil e mundo

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Publicado

on

O Ministério da Educação autorizou a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação desses profissionais nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A Portaria nº 374/2020 foi publicada hoje (6) no Diário Oficial da União.

A medida vale para instituições federais de ensino e tem caráter excepcional, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para antecipar a colação de grau, os alunos precisam ter cumprido 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.

O internato médico é o período de dois anos de estágio curricular obrigatório para os estudantes de medicina. Já o estágio obrigatório supervisionado para os cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia equivalente a 20% da carga horária total do curso.

A seleção e alocação dos profissionais será articulada com os órgão de saúde municipais, estadusia e distritais.

De acordo com a portaria, a carga horária dedicada pelos profissionais no esforço de contenção da pandemia deverá ser computada pelas instituições de ensino para complementação das horas devidas de estágio obrigatório, para a obtenção do registro profissional definitivo. A atuação dos profissionais também será bonificada, uma única vez, com o acréscimo de 10% na nota final do processo de seleção pública para o ingresso nos programas de residência.

Na semana passada, o governo encaminhou ao Congresso a Medida Provisória (MP) nº 934/2020 que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Nela está previsto que instituições de educação superior poderão abreviar a duração desses cursos, desde que o aluno cumpra, no mínimo, 75% da carga horária do internato do curso de medicina ou do estágio curricular obrigatório dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Brasil e mundo

Discursos na manifestação no Rio foram bons, mas nem tudo foi perfeito

Publicado

on

Vi o ato político realizado no Rio neste domingo, com Bolsonaro presente, fazendo um discurso muito bom, por sinal.

Nos discursos em geral, inclusive de pessoas com quem não simpatizo, ouvi muitas verdades sobre os abusos do judiciário brasileiro. No geral, os discursos me pareceram corretos.

Só não gostei de ver a exaltação a Bolsonaro.

Apoiadores com estampas nas camisetas com o nome do ex-presidente. O animador do evento pediu que todos repetissem com ele: “Volta… Bolsonaro, volta… Bolsonaro”.

Creio que as estampas deveriam trazer a palavra “Liberdade”. E que o animador deveria ter entoado “volta… Liberdade”.

Aí sim. Teria sido certeiro.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading