Prefeitura permite abertura de comércios de chocolate

O comércio especializado na venda de chocolates está autorizado a funcionar nos próximos dias em Pelotas.

A liberação para abertura das lojas foi adicionada à redação do Decreto nº 6.252, do dia 20 de março, que declarou situação de emergência no município por causa da pandemia do novo coronavírus. 

O Decreto libera o funcionamento desse tipo de estabelecimento comercial por até 24 horas por dia, sendo que o atendimento, preferencialmente, deve ser feito pelo sistema de telentrega (delivery) ou pegue e leve (take away).

Apesar da autorização de funcionamento, há um alerta aos comerciantes para que, em caso de atendimento presencial, evitem as aglomerações, tanto no interior das lojas, quanto em possíveis filas externas. 

Dentro do comércio só pode permanecer o número de clientes na mesma proporção de atendentes, ou seja, 1 cliente para cada vendedor.

Está proibida a formação de filas internas e, no caso de espera na calçada em frente à loja, deve ser respeitado o espaçamento mínimo de dois metros entre uma pessoa e outra.

Prefeitura informa:

A permissão foi concedida, exclusivamente para as empresas que comercializam exclusivamente chocolates, em virtude de que o estoque é altamente especializado e sazonal. Caso estes produtos não sejam comercializamos até a Páscoa, os estoques serão perdidos. Muitas cidades fizeram isso, inclusive Porto Alegre.

O trecho do decreto que autoriza comércio de chocolates

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.