Connect with us

Pelotas e RS

Covid-19: Aliança Pelotas doará 6 toneladas de arroz

Publicado

on

Aliança Pelotas, entidade empresarial, fez uma campanha de arrecadação de doações para pelotenses que necessitam de apoio neste momento difícil, por conta da pandemia.

Cerca de 6 toneladas de arroz etc.

Entrega será feita nesta quinta-feira, 14h, no estacionamento do Shopping.

Um caminhão estacionado no Shopping armazenou o arroz etc.

Representantes de instituições de caridade cadastradas receberão a primeira leva de mantimentos.

A Aliança explicou assim a notícia:

Em um período de crise mundial, a união de esforços é a alternativa encontrada em Pelotas para oferecer uma nova perspectiva às pessoas mais afetadas pelo atual cenário, principalmente os micros, pequenos e médios empreendedores. O projeto “Sinal de Amor” é  uma ação que trará parcerias com várias empresas, para levar através das redes sociais, aprendizagem, entretenimento, cultura, serviços e solidariedade à população através de cursos online e ações sociais tais como: arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e uso profissional.  

As doações já começaram a ser recebidas a partir desde a semana passada em conjunto com o Sistema Fecomercio – Sesc/Senac e a Aliança Pelotas, no estacionamento do Shopping Pelotas em sistema drive-thru. O estacionamento tem entrada franca todo o período das doações, as cancelas estarão levantadas.

A ideia é que a campanha se divida em várias partes. A primeira acontecerá com a arrecadação de alimentos não-perecíveis, máscaras, luvas e produtos de higiene e limpeza a partir de um sistema de drive-thru montado no estacionamento do shopping. Haverá um caminhão da parceira do projeto, TW Transportadora, onde as doações poderão ser entregues das 10h às 18h.

Segundo o coordenador da Aliança Pelotas, Amadeu Fernandes, o mote da campanha é instigar a solidariedade e fazer com que as pessoas entendam que o momento é difícil para todos. “Mas muito pior do que não poder sair de casa, é sentir fome, perder a única fonte de renda ou não ter equipamentos de segurança para o enfrentamento da doença”,disse.

Fernandes explicou que por esses motivos, além da arrecadação de generos alimentícios, a campanha abrange produtos de hygiene e limpeza, alcool em gel, luvas e mascaras. “Devemos nos sensibilizar pelos menos favorecidos, que agora são aquelas pessoas que não têm uma reserva financeira”, sustentou o coordenador.

“Este é um momento em que toda a sociedade pode contribuir e o shopping entende sua função social. Cada um pode fazer a sua parte, e o Shopping Pelotas faz isso junto com esses parceiros que abraçaram o projeto e agora podemos reverter para a comunidade”, destaca o Gerente Geral do shopping, Alex Rumbelsperger.

Para o Gerente do Sesc/Pelotas, Luis Fernando Parada, esse é o momento de cada um fazer um pouco para que todos tenham dignidade. “É com muita felicidade que participamos desta rede de colaboração. Sabemos que muitas pessoas enfrentarão dificuldades com a pandemia e entendemos que é importante a soma de esforços, por isso peço a ajuda de toda cidade para as doações”, afirma.

SOBRE A ALIANÇA PELOTAS

A Aliança Pelotas é uma associação criada em 2006 por empresários locais, líderes de entidades do setor produtivo com o objetivo de defender as pautas alinhadas com a classe empresarial, empreendedorismo, inovação e responsabilidade social. A organziação não tem fins lucrativos e reúne dez entidades de classe dos variados segmentos a saber: ACP (Associação Comercial de Pelotas); ARP (Associação Rural de Pelotas); CDL (Camara de Dirigentes Lojistas de Pelotas); CIPEL (Centro das Indústrias de Pelotas); SECOVI (Sindicato da Habitação); SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas); SINDILOJAS (Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas); SINDUSCON (Sindicato das Indústria da Construção e Mobiliário de Pelotas) e Sindicato Rural de Pelotas.  Mais recentemente, a     a Rede de Suprimentos da Zona Sul, formada por jovens empreendedores também se engajou à associação.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading