Connect with us

Pelotas e RS

A partir de segunda (13), acolhimento pelas equipes das UBSs será feito assim…

Publicado

on

A fim de evitar a propagação do novo coronavírus em Pelotas – uma das medidas necessárias para retardar o avanço da doença na cidade –, a Prefeitura diz que está reorganizando a rede municipal de saúde.

A mudança mais recente está relacionada à Atenção Primária, no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com vistas a restringir o contato de pacientes com e sem sintomas de síndrome gripal.

Desta forma, a partir de segunda-feira (13), o acolhimento pelas equipes das UBSs será feito da seguinte maneira:

MANHÃ (8h às 12h)

Devem procurar as unidades APENAS as pessoas COM sinais de síndrome gripal (febre, tosse, coriza).

À TARDE (13h às 17h)

Devem procurar as unidades APENAS os usuários SEM sinais de síndrome gripal, que precisam do atendimento para outras necessidades de saúde (vacina, receitas, pré-natal, sintomas agudos não gripais, entre outras).

Equipe da Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade para respeitar a divisão dos turnos, permitindo que, desta forma, o Município possa conter a propagação da Covid-19. Entre os turnos, a limpeza das unidades será reforçada, destaca a secretária de Saúde, Roberta Paganini. “A ideia é evitar que pessoas com e sem sintomas de gripe se cruzem dentro das UBSs”, justifica.

Quando procurar a Unidade Básica?

a UBS pode ser buscada por pessoas com síndrome gripal SEM sinais de gravidade, mas que apresentam febre e sintomas intensos de tosse e coriza. Os pacientes COM sintomas graves da doença, como falta de ar, devem procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Já aqueles com síndrome gripal SEM sinais de gravidade devem seguir a orientação do isolamento domiciliar por 14 dias, bem como seus familiares, além de cumprir as recomendadas de precaução e higienização.

Por conta da pandemia, a territorialização da Atenção Primária está suspensa, ou seja, é viável procurar atendimento em qualquer unidade, independentemente do local de residência. A recomendação é de que a UBS mais perto de sua casa seja buscada, a fim de evitar maiores deslocamentos.

Tendas para triagem nas UBSs

Na frente de cada unidade, será instalada uma tenda para triagem dos pacientes, com o intuito de refrear aglomerações e fila de espera na recepção. Esse processo de seleção também servirá para impedir que pacientes com sintomas de síndrome gripal ingressem nas unidades no turno da tarde e pessoas sem os sinais entrem no da manhã.

A própria equipe das UBSs será responsável pelo atendimento dentro das barracas. Na segunda-feira, as tendas já estarão presentes nas unidades com maior movimentação e a previsão da SMS é de que, nos próximos dias, todos os locais já contem com o serviço, conforme o Município for adquirindo as novas estruturas.

Unidades incorporadas

Das 51 UBSs de Pelotas (38 na zona urbana e 13 na colônia), quatro unidades – Leocádia, Loteamento Osório, Cohab Fragata e Balsa – precisaram ser incorporadas a outras UBSs próximas – Bom Jesus, Simões Lopes, PAM Fragata e Puericultura –, respectivamente, devido à necessidade de fortalecer as equipes e prestar um melhor atendimento à população de cada bairro.

Sendo assim, as equipes foram unificadas da seguinte forma:

UBS Bom Jesus e UBS Leocádia: atendimento das equipes será feito somente na UBS Bom Jesus.

UBS Simões Lopes e UBS Loteamento Osório: atendimento das equipes será feito somente na UBS Simões Lopes.

UBS PAM Fragata e UBS Cohab Fragata: atendimento das equipes será feito somente na UBS PAM Fragata.

·UBS Puericultura e UBS Balsa: atendimento das equipes será feito somente na UBS Puericultura.

Central telefônica

Desde o dia 20 de março, a Central de Triagem criada pela Prefeitura atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e orienta moradores por telefone a respeito novo coronavírus. Em doze dias de funcionamento, a unidade recebeu 3.420 ligações.

Através do número (53) 3284-7700, o serviço da Secretaria de Saúde serve como um canal de comunicação com os cidadãos, que podem buscar os profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e obter informações sobre como se proteger da Covid-19 ou agir em caso de suspeita.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading