Covid-19: Paula regulamenta serviço voluntário

O Diário Oficial dos Municípios desta quinta-feira (9) publicou o Decreto 6.263/20, que regulamenta o serviço voluntário em Pelotas.

Inicialmente, a prefeitura está cadastrando voluntários da área de saúde, devido à pandemia do coronavírus, mas a ideia é que ele possa regrar diversas outras áreas, quando necessário, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

O cadastro está disponível desde o dia 23 de março, disciplinado pela lei federal do voluntariado, de 1998, porém sentiu-se a necessidade de que Pelotas tenha regras específicas próprias, o que foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício, trabalhista, previdenciário ou tributário e o decreto garante que o exercício do serviço voluntário não substituirá o de qualquer categoria profissional ou o de qualquer servidor público.  

Podem se cadastrar como voluntários pessoas maiores de 18 anos. Na conclusão do trabalho – de seis meses, prorrogável por mais seis –, o voluntário receberá um certificado com informações do local onde foi prestado o serviço, do período e da carga horária cumprida.
Profissionais da área da saúde interessados em se voluntariar podem se cadastrar no formulário hospedado na página da prefeitura.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.