Covid-19: Psicóloga orienta gestor e trabalhador sobre cuidados com saúde mental

A professora do curso de Psicologia da UFPel Ana Laura Szortika está oferecendo orientações sobre cuidados em saúde mental para gestores e trabalhadores da área da saúde, neste período de estresse com a pandemia da Covid-19.

Para a docente, os conselhos poderão ser de extrema valia, tanto para quem lida diretamente com o público quanto para quem é gerente dos serviços, tanto públicos quanto privados.

Trabalhadores

“Procure redes de apoio com seus colegas de trabalho, familiares e amigos”, diz a professora. Ela recomenda também que trabalhadores conversem sobre sentimentos e angústias com colegas e seus gestores.

“Cuide de você, cuide de sua saúde, de sua alimentação e de sua espiritualidade. Sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física”, ressalta.

A psicóloga aconselha a criação de estratégias de enfrentamento que ajudarão no cuidado aos pacientes, durante a pandemia.

Ana Laura diz ainda que, se houver necessidade, poderá ser buscado um atendimento psicológico online.

“Valorize as pausas no seu trabalho”, frisa.

Gestores

Especialmente para quem gerencia equipes e setores, a professora orienta que sejam proporcionadas aos trabalhadores informações suficientes para que realizem suas atribuições. “Abram espaços de discussões para que sejam debatidos e resolvidos os problemas diários”, aconselha.

A docente evidencia também que devem ser estabelecidos objetivos claros para as funções dos trabalhadores, definidas linhas transparentes de autoridade e nomeadas pessoas chaves para a resolução dos problemas. “Criem também espaços de trocas, para expor sentimentos e dificuldades”, salienta a psicóloga.

Conforme Ana Laura, os gestores devem incentivar os colaboradores a buscar ajuda psicológica online, se necessário. “Produzam redes efetivas de comunicação, oferecendo sempre disponibilidade, suporte e abertura para rever estratégias”, finaliza.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.