Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pelotas & RS

HE: Tomar cloroquina é decisão do paciente

Publicado

on

O Hospital Escola da UFPel está disponível para ministrar cloroquina para casos de doentes específicos de coronavírus. Casos graves, e se o paciente quiser tomar, pois não há comprovação científica de que seja eficaz, nem segurança de que não provoque efeitos colaterais severos.

A chefe da Divisão Médica do HE, Cristiane Neutzling, explica:

“A distribuição da medicação (cloroquina) é feita pela 3ª Coordenadoria de Saúde do estado do Rio Grande do Sul. Como hospital de referência no município para a covid-19, recebemos 500 comprimidos.

Nosso protocolo clínico contempla o uso do medicamento em casos confirmados ou em que há forte suspeição para infecção pelo covid-19 que apresentem critérios de internação hospitalar.

A prescrição acontece sob consentimento do paciente ou responsável por se tratar de uso em caráter excepcional, ou seja, que não consta como indicação na bula porém devido ao contexto da pandemia teve liberação temporária pelo Ministério da Saúde.

Este medicamento não é indicado em nosso protocolo para pacientes apresentem alguma contraindicação ao uso da droga, notadamente se cardiopatias pré existentes, onde o benefício provável é inferior ao risco gerado.

Não há informação disponível sobre uso de cloroquina por doentes

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pelotas & RS

Vacinação nas UBSs da Colônia será por agendamento

Publicado

on

Nesta terça-feira (19), teve início a vacinação contra coronavírus para pessoas a partir de 15 anos, seguindo a nova logística da Prefeitura, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na zona rural do Município.

A aplicação do imunizante, nesses locais, será por meio de agendamento com as equipes, em virtude da otimização dos frascos das vacinas e das longas distâncias até os postos da colônia.

A imunização na zona rural do Município não será por livre demanda, ou seja, cada Unidade irá se organizar, de acordo com o dia e horário, e agendar com as pessoas que se enquadram na faixa etária a ser vacinada, conforme explica a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mariane Baltassare Laroque.

A aplicação das vacinas começou após a realização de capacitações na segunda-feira (18). A ação teve como objetivo preparar os profissionais para o processo, por meio de orientações quanto aos procedimentos que passam a ser adotados, bem como sobre a reorganização das equipes de trabalho e a nova dinâmica.

Assim como nas unidades localizadas na área urbana, as UBSs da colônia irão aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, de acordo com o imunizante disponível no momento e local, para adolescentes acima de 15 anos.

A segunda dose será com Astrazeneca e Pfizer. Por fim, a terceira dose, ou dose de reforço, destinada apenas aos idosos com 60 anos ou mais, que tenham completado seis meses desde a segunda aplicação, será a da Pfizer.

Continue Reading

Pandemia

Pelotas registra 107 novos casos de covid e duas mortes

Publicado

on

Pelotas registrou nesta terça, 19, 107 novos casos de covid-19 e duas mortes em decorrência da doença.

Infectados: idades entre 5 meses e 78 anos.

Mortes: Mulher de 86 anos e homem de 72 anos. A cidade soma, assim, 1168 mortes.

Até aqui são 47.470 casos de pessoas infectadas. 44.993 recuperados e 1.309 em isolamento.

Internações

65 pacientes (55,1% de ocupação de leitos).

14 em UTI ( 42,4% de ocupação).

51 em enfermaria (60% de ocupação).

Continue Reading

Pelotas & RS

Inovação é tema do Projeto Integrador da Engenharia Civil

Publicado

on

Encerrando os quatro módulos do Projeto Integrador, a partir desta sexta-feira (22), os alunos do curso de Engenharia Civil EaD da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participam de palestras sobre Inovação na Construção Civil.

No primeiro evento, a engenheira civil, Luiza Morselli, irá abordar os temas: “Certificações ambientais para edificações” e “Materiais sustentáveis para a construção civil com incorporação de lodo de Estação de Tratamento de Água”.

Após acompanharem temas relacionados à rotina do engenheiro civil, como a prática da profissão nos canteiros de obras e o estudo em laboratório dos materiais utilizados em construções, agora os alunos irão se capacitar com relação às novidades do setor.

Segundo o coordenador do curso, professor Marco Antonio Lhullier Moreira, a proposta do 4° módulo do Projeto Integrador é destacar três áreas da Inovação – materiais e técnicas, sustentabilidade e gestão. “As palestras servem como inspiração para os alunos que escolhem a temática que querem trabalhar”, destaca Moreira.

A primeira palestra do 4° módulo do Projeto Integrador da Engenharia Civil será transmitida pela plataforma EaD da Católica, a partir das 19h. Há ainda mais dois eventos programados com a temática da Inovação na Construção Civil, nos dias 29 de outubro e 5 de novembro.

Luiza

Quem é a palestrante 

Egressa da Engenharia Civil da Católica, Luiza Morselli, é mestre em Ciências Ambientais pela UFPel, e atualmente doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais pela mesma instituição. Possui experiência em construções sustentáveis em Steelframe e ênfase de pesquisa na área de tecnologia de materiais sustentáveis para a construção civil.

Continue Reading

Em alta