Connect with us

Pelotas e RS

UFPel vai licenciar patentes e transferir tecnologia relacionadas à covid-19

Publicado

on

Buscando contribuir para o enfrentamento da pandemia, a Coordenação de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas lançou uma modalidade de licenciamento de patentes e transferência de tecnologia de forma gratuita. Ou seja, isso será feito de forma não exclusiva e sem recebimento de royalties para tecnologias da Instituição que possam ser úteis ao tratamento, prevenção, diagnóstico ou outra forma de combate à pandemia.

UFPel: ‘tecnologia gratuita’

Segundo o coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Vinicius Campos, a iniciativa É inédita visa dar amplo acesso às tecnologias desenvolvidas na Instituição, além de estimular o setor produtivo a distribuir os produtos resultantes o mais amplamente possível e a um custo baixo, permitindo uma ampla acessibilidade pelo sistema de saúde durante a pandemia.

Essa estratégia permitirá que tecnologias inovadoras possam chegar nas mãos daqueles que fabricarão e distribuirão os produtos de saúde essenciais para o enfrentamento da pandemia.

Em troca das licenças ou transferências isentas de royalties, os licenciados ou receptores da tecnologia assumirão o compromisso de distribuir os produtos resultantes o mais amplamente possível e com valores baixos que permitam uma ampla acessibilidade para a sociedade.

“Embora os direitos de propriedade intelectual possam frequentemente servir para incentivar a criação de novos produtos, esses direitos não devem se tornar uma barreira para atender às necessidades urgentes como a pandemia da covid-19”, ressaltou Campos.

Glênio Couto Pinto Júnior, que atua na área de Propriedade Intelectual e Patentes da Coordenação de Inovação Tecnológica da UFPel, destaca que a proposta busca tanto agilizar quanto simplificar os processos para responder às necessidades que o momento exige.

“A UFPel tem um volume de patentes que é um patrimônio público e deve servir à sociedade”, ressaltou. Segundo ele, a Universidade dá sua contribuição com o conhecimento, que é sua matéria-prima, somando esforços com parceiros que podem colocar essas tecnologias no mercado, de modo que o suporte seja tanto na crise de saúde quanto na financeira.

As patentes atualmente disponíveis para licenciamento estão apresentadas no Portal Tecnológico da UFPel.

Novas tecnologias

Ainda, devido a concessão de recursos financeiros pelas agências de fomento e com esforço de pesquisa desenvolvido na UFPel e demais instituições brasileiras, novas tecnologias serão geradas para este fim e as novas patentes oriundas dessas pesquisas terão prioridade na análise da Coordenação de Inovação Tecnológica. Da mesma forma, acordos ou convênios de cooperação e contratos de licenciamento ou transferência de tecnologia vinculados a esse mesmo objetivo.

Na última semana, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou que irá priorizar o exame de pedidos de patentes relativos a inovações que possam ser usadas no combate à pandemia do novo Coronavírus. Assim, a UFPel se alinha no esforço nacional que envolve propriedade intelectual que ampliem as capacidades dos ecossistemas de inovação e resultem no estímulo ao desenvolvimento de soluções em produtos e processos tecnológicos para o combate à doença por COVID-19.

Mais informações podem ser obtidas no site da Coordenação de Inovação Tecnológica e pelo e-mail cit@ufpel.edu.br.

Regulamentação
Autorizados pela Portaria 732/2020, o Licenciamento de Patentes e a Transferência de Tecnologias de forma gratuita está previsto nas Resoluções do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) nº 30/2018 e Política de Inovação da UFPel (Resolução CONSUN nº 23/2019). Veja a portaria aqui: SEI_23110.010254_2020_46

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading