Semana terá baixa umidade do ar e prologamento da estiagem

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus.

O material desta semana aponta que os próximos dias serão de baixa umidade do ar e que a estiagem continua. Acesse aqui.

De acordo com o boletim, as previsões indicam mais uma semana seca, sem chuvas no Rio Grande do Sul, com temperaturas amenas, noites relativamente frias e dias quentes (até 29˚C).

Há chance de chuvas rápidas e esparsas no litoral devido à circulação marítima entre quarta e quinta-feira, mas sem volumes significativos.

O material alerta para a umidade do ar muito baixa.

“Durante as tardes, a umidade do ar alcançará valores abaixo de 30% em todo o estado, limite inferior à recomendação mínima para o corpo humano segundo a OMS”. Nas regiões litorâneas a umidade aumenta a partir de quarta-feira devido à mudança do vento para a direção leste.

O boletim lançado nesta segunda-feira (20) tem, além da previsão para a semana, a tendência para o mês e a previsão climática da estação do ano. A próxima atualização está prevista para a próxima segunda, dia 27.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.