Connect with us

Pelotas & RS

Paula autoriza abertura de Shopping e Mercado Central

Publicado

on

Prefeita Paula assinou novo novo decreto, nesta sexta-feira (24), permitindo agora a abertura do Shopping Center e do Mercado Central.

Ela inclui os estabelecimentos na categoria de “atividades essenciais”, consideradas “indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”.

Paula vinha dizendo que o shopping não podia funcionar porque era ambiente fechado, “sem circulação de ar”.

O Shopping poderá operar com limite de 30% de pessoas na praça de alimentação e nas lojas e de 60% das vagas de estacionamento.

No Mercado, o limite de frequentadores também será de 30% da lotação.

Shopping e Mercado poderão funcionar das 11h às 19h, diferente dos demais comércios liberados, que podem funcionar das 10h às 16h.

Publicidade

O Pop Center segue fechado.

==

Prefeitura informou:

O Shopping Pelotas está autorizado a retomar o funcionamento a partir deste sábado (25), com adoção de medidas rigorosas contra a propagação do coronavírus. O Mercado Central também retomará suas atividades. Funcionamento e atendimento ao público dos estabelecimentos ocorrerão das 11h às 19h, de segunda a sábado. 

Após videoconferência com membros do estabelecimento, realizada nesta semana, a prefeita Paula Mascarenhas ouviu o Comitê de Crise e expediu o Decreto 6.268, de 23 de abril de 2020, intensificando as restrições, o contingenciamento e o controle do avanço da doença. 

“O Shopping deve reiniciar amanhã. Acrescentamos normas ao plano apresentado pelos empresários, aprovadas pelo Comitê. Consideramos que Pelotas está indo devagar no avanço da doença, com muito controle. Somos uma das grandes cidades do Rio Grande do Sul, entre as dez maiores, que registra os menores índices de contaminação”, pondera a prefeita.

O Pop Center, por sua vez, permanecerá fechado. Segundo a prefeita, o centro de compras possui uma estrutura bem diferente do Shopping Pelotas, com a disposição das bancas muito próximas e corredores estreitos. “O Comitê de Crise avaliou que o Pop Center não deveria abrir e que vamos avaliar melhor nos próximos dias”, aponta Paula. 

O que impõe o Decreto

O novo Decreto, 6.268, acresce definições do anterior, o 6.267, incluindo o Shopping Center e o Mercado Central.

Para abertura do Shopping, tem que ser obedecidas as seguintes regras:

I – Funcionamento e atendimento ao público entre 11h e 19h, de segunda a sábado; 

Publicidade

II – Higienização do local antes das atividades, bem como de forma contínua e adequada, intensificando a limpeza das áreas comuns com desinfetantes próprios para a finalidade de realizar frequente desinfecção com álcool 70% e/ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, sob fricção de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, balcões, corrimões, interruptores, banheiros, lavatórios, pisos, e mobiliários de uso comum, dentre outros; 

III- Fechameno do fraldário e da sala de amamentação; 

IV – Disponibilização, na(s) entrada(s), nos locais de circulação e com fácil acesso, de álcool em gel 70%, para a utilização por clientes e funcionários do local, sendo vedado o acesso sem a devida higienização das mãos; 

V – Manutenção dos sistemas de ar condicionado em funcionamento, bem como das portas abertas, contribuindo para a renovação de ar;

VI – Utilização de máscaras de proteção pelos lojistas e funcionários que atuem nas dependências do Shopping; 

VII – Disponibilização de kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e de funcionários, com sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel; 

VIII – Controle de acesso do público ao empreendimento para reduzir a 30% (trinta por cento) de sua ocupação máxima, determinada no PPCI; 

Publicidade

IX – Limitação de utilização da praça de alimentação com capacidade reduzida para 30% (trinta por cento) de sua ocupação máxima, com retirada das cadeiras excedentes, garantindo o afastamento das mesas, observando as determinações do art. 25 Decreto n.º 6.267, de 23 de abril de 2020; 

X – Limitação de utilização do estacionamento para 60% (sessenta por cento) de sua ocupação máxima; 

XI – Permissão de ingresso de apenas uma pessoa por família, devendo essa ser adulta e sem apresentar sintomas visíveis de anomalia ou alteração respiratória; 

XII – Retirada dos bancos, sofás e poltronas das áreas comuns de permanência e situadas fora das praças de alimentação do Shopping; 

XIII – Aferição da temperatura de quem ingressar no Shopping, garantindo que pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus (trinta e sete graus e meio), considerada febre, não ingressem no local e sejam orientadas a procurar atendimento médico; 

XIV – Colocação de demarcação no piso que oriente o afastamento entre os clientes em atendimento, tanto para formação de filas quanto para permanência em balcões de atendimento;

XV – Fixação, em local visível aos clientes e funcionários, de informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção da Covid-19;

Publicidade

XVI – Controle de acesso do público às lojas para reduzir a 30% (trinta por cento) de sua ocupação máxima.

O Decreto ainda veda o acesso e a permanência, no interior do estabelecimento, de consumidores sem a utilização de máscara, objetivando evitar a contaminação e o contágio da doença. A prefeita Paula informa que regras para abertura do comércio em geral na cidade, aos domingos e feriados, ainda serão editadas

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Especial

Rio Grande do Sul confirma caso de infecção pela variante Ômicron

A paciente está em isolamento domiciliar

Publicado

on

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira (3) um caso de infecção pela nova variante Ômicron.

De acordo com a pasta, a mulher, residente em Santa Cruz do Sul, voltou de viagem à África do Sul na semana passada. Ela já havia tomado as duas doses da vacina e apresentou febre.

A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas a ela também serão testadas.

Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretaria reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, em cuidados básicos, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento adequado.

A orientação é que quem ainda não se vacinou ou esteja com alguma dose pendente procure as unidades de saúde para atualizar a situação.

Dados da pasta mostram que, até esta sexta-feira, 842 mil pessoas no Rio Grande do Sul estavam com a segunda dose em atraso e 721 mil com a dose de reforço atrasada.

Outros casos

Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante Ômicron no país, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

O sonho acabou de novo

Publicado

on

Agora que Eduardo Leite não será mais candidato, a cobertura de política regional, que já andava chata há muito tempo, perdeu toda a graça.

Achavam que seria a redenção da região Sul ter, quem sabe, um presidente da República natural de Pelotas. O sonho acabou de novo.

O Porto de Rio Grande foi o sonho de redenção anterior…

#MAS-TEVE-UM-PORÉM

Dilma andou lendo keines e resolveu seguir a cartilha: investir dinheiro público para injetar vigor na economia. Inventou de construir plataformas petrolíferas no Brasil, mesmo sabendo que era mais barato encomendá-las do exterior. Abriu os cofres do BNDES para robustecer a indústria nacional, empregar brasileiros em obras públicas. Sabemos como acabou. A primeira plataforma feita em Rio Grande, rebocada até a costa do Rio de Janeiro, afundou. Bilhões desceram até o fundo do mar, sem conseguir extrair um mísero litro de petróleo. O aço que sobrou em Rio Grande, à espera de novos moldes e encaixes, enferrujou e terminou vendido como sucata para a Gerdau. Adeus, polo naval. Adeus, empregos. Adeus, Zona Sul. Pouco depois, adeus Dilma!

Ninguém pode fazer nada por nós, a não ser nós mesmos.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

UCPel realiza vestibular on-line neste domingo (5)

Publicado

on

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza neste domingo (5) o Vestibular 2022 para os cursos de Medicina e Odontologia. Pelo segundo ano consecutivo, a prova ocorrerá no formato on-line para todos os candidatos. O curso de Medicina terá 11,6 candidatos na disputa por uma das 155 vagas e o curso de Odontologia, 2,5 candidatos por vaga.

Dividida em duas etapas, a prova ocorrerá das 8h às 13h com 30 questões de múltipla escolha. A primeira etapa será destinada às questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda, será voltada para elaboração de uma redação e resolução de questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Assim como a prova presencial, o processo seletivo on-line exige cuidados, todos descritos no Manual do Candidato. Para a realização da prova, o candidato deverá ficar isolado de outras pessoas e escolher uma sala silenciosa e iluminada. 

Deverá também estar conectado on-line 30 minutos antes do começo da prova, portando um documento de identidade com foto e o CPF (que não pode ser a versão digital, visto não ser permitido o uso de celulares durante a prova). Será permitido o uso de uma caneta esferográfica, uma folha de ofício em branco e uma garrafa de água de material transparente.    

Segurança      

Durante a realização do processo seletivo, os candidatos serão monitorados por um software de inteligência artificial e também por fiscais remotos de sala, através de imagens captadas pelas câmeras dos computadores de cada candidato. De acordo com o coordenador do Vestibular, professor Fabian Primo, a associação da tecnologia com a fiscalização humana amplia a capacidade de identificação de possíveis anormalidades.       

Publicidade

  Ao entrar no ambiente virtual de prova, o software bloqueia o computador, impossibilitando o acesso à internet e a outros programas. Microfone, câmera, tela, teclado e mouse passam a ser registrados. A ferramenta ainda sinaliza quando o candidato não está olhando para a tela, assim como identifica sinais eletrônicos emitidos por outros aparelhos ou a interrupção de terceiros.     

Resultado

As questões da prova estarão à disposição dos candidatos no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, no site www.ucpel.edu.br/vestibular. O gabarito da prova também será divulgado na Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz).

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias