Solução tecnológica permitiu à Mario Quintana manter aulas online

A escola particular Mario Quintana vem enfrentando a suspensão presencial das aulas sem prejuízos ao calendário.

Duas semanas depois de a prefeita Paula decretar a suspensão, a escola encontrou uma solução tecnológica que tem garantido a continuidade das aulas, em ambiente virtual. As aulas têm ocorrido regularmente, pela internet, com os professores e os alunos se encontrando todos os dias pelas telas dos computadores e celulares.

“A direção nos pediu uma solução, então eu e minha equipe de TI (Tecnologia da Informação) desenvolvemos um software especial, pelo qual nos conectamos à plataforma Zoom, reconhecida como a melhor plataforma do mundo em aulas online, utilizada pelas maiores universidades americanas”, conta Rogério Albandes, coordenador do Centro de TI da Mario Quintana.

Albandes, da camiseta branca, e equipe

Albandes continua:

“Por força da circunstância, fomos pioneiros nessa solução, que, além de garantir as aulas regularmente, é capaz também de identificar a frequência dos alunos eletronicamente. No dia seguinte às aulas, às quais os estudantes têm acesso por senha, o software nos informa quem acessou às aulas e por quanto tempo”, diz Albandes, acrescentando: “Estamos funcionando online em todos os horários, mantendo a mesma carga horária, em quase todos os segmentos”.

Segundo Albandes, a tecnologia do Zoom é paga e é cara, mas os benefícios são excelentes, como prova o valor de mercado do Zoom, que, nesta fase de pandemia, aumentou em alguns bilhões de dólares.

“Pelo fato de a escola sempre ter investido em TI, tendo estrutura específica para este setor, com equipe própria, foi possível dar uma resposta rápida ao problema causado pela pandemia. Implementada a solução, a equipe tem monitorado o funcionamento. Trabalhando em turnos e monitorando todas as aulas, das 7h30 às 18h, para identificar possíveis problemas e corrigi-los. Até aqui tudo vem correndo muito bem”, finaliza Albandes.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.