Covid-19: Confira as novidades do novo decreto da prefeitura

Escute a notícia

Última atualização: 16h24

Com mais de meia hora de atraso, a prefeita Paula fez uma live há pouco.

Ela anunciou novo decreto (6.276), aderindo ao distanciamento controlado decretado pelo governo do estado.

O decreto municipal proíbe utilização, em todas as atividades produtivas, incluindo obras públicas, de mão de obra de fora do Rio Grande do Sul e de municípios gaúchos que apresentem grau de contágio pior o que Pelotas (decisão motivada pela morte de um trabalhador de Pernambuco na cidade, por covid-19). Proíbe essas pessoas de trabalharem e que morarem na cidade.

Proíbe o futebol profissional, exceto as atividades administrativas.

Permite a reabertura de academias. Ficam permitidas as atividades nas academias (com regras, 25% de trabalhadores, um professor por aluno e distanciamento de quatro metros), clubes sociais, atividades esportivas em centros e ginásios. O atendimento deve ser individualizado, inclusive na prática de artes marciais, obedecendo-se, como os demais, aos protocolos.

Obriga o uso de máscara de proteção facial sempre que se estiver em espaço coletivo.

Frequência em cultos e missas está sendo discutida ainda. Por ora, é permitida apenas a frequência máxima de 30 pessoas.

Sugere (não obriga) que todos os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços, em todas as atividades, afiram a temperatura de clientes e pessoal com termômetro digital infravermelho, para que pessoas com temperatura acima de 37,5 graus (trinta e sete graus e meio) sejam impedidos de ingressar nos locais e sejam orientadas a procurar atendimento médico.

Aderindo ao sistema estadual de distanciamento controlado, continua proibido o funcionamento de estabelecimentos educacionais privados, de casas noturnas, teatros, cinemas, boates, salões de eventos e do Pop Center.

1 thought on “Covid-19: Confira as novidades do novo decreto da prefeitura

  1. Por favor!
    Não tome atitudes q vai começar a lamentar daqui há duas semanas.
    Sei q já deixou claro q se precisar volta atrás. Em decisões é possível voltar atrás; ressucitar vidas jamais.
    Não está conseguindo o distanciamento social em mercados, restaurantes, bares e padarias, q nem sequer são fiscalizados.
    Por favor respeite pessoas, respeite vidas, para q tenha credibilidade e seja respeitada.
    Muito obrigada.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.