Connect with us

Pelotas e RS

Prefeita altera decretos da pandemia que afetam comércio, escolas e hotéis

Publicado

on

A prefeita Paula alterou os Decretos 6.265 e 6.267, referentes à pandemia, no que diz respeito à dispensa de estagiários, ao funcionamento de áreas administrativas de instituições de ensino privadas, situadas no município, e ao horário do comércio e shopping.

As mudanças, desta sexta-feira (22), têm como base o decreto do Estado, em vigência desde 11 de maio, sobre o distanciamento controlado. Nesta sexta, Pelotas encerra a segunda semana com a bandeira laranja.

Segundo o Decreto 6.278, sempre que possível, estagiários devem ser dispensados das atividades presenciais, convertendo a ausência em recesso ou teletrabalho, sem prejuízo ao recebimento da bolsa-auxílio. Aqueles que forem menores de idade ficam, obrigatoriamente, dispensados de trabalhar nos locais em que foram lotados, enquanto a pandemia da Covid-19 não acabar.

Deverá ser observada – no desempenho das funções por meio remoto – a mesma carga horária e o quanto as rotinas laborais estão condizentes com as tarefas previstas no termo de compromisso de estágio.

Escolas privadas e hotelaria

Quanto ao setor educacional, o novo decreto reitera que é autorizado o funcionamento da área administrativa das instituições de ensino privadas, cujos responsáveis terão de observar os protocolos do Sistema de Distanciamento Controlado.

Além disso, exige, de todos os hotéis, pousadas e assemelhados, localizados em Pelotas, a comunicação – à Vigilância em Saúde – da chegada de pessoa de fora do Rio Grande do Sul ou de municípios gaúchos cuja bandeira determine protocolos mais rigorosos do que os de Pelotas.

A determinação também se aplica às imobiliárias e às administradoras de condomínios no que se refere a locações de imóveis por moradores advindos de outras cidades.

Estabelecimentos comerciais

Em relação ao horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, a partir desta sexta-feira (22), ferragens e lojas que vendam materiais ao segmento da construção civil poderão manter as portas abertas das 8h30min às 16h30min, com tele-entrega em qualquer dia e horário. As demais lojas seguem com horário das 10h às 18h.

No Shopping Pelotas, a permissão do Poder Público compreende o período das 12h às 20h, instaurado em razão da solicitação de empresários, que constataram grande fluxo de pessoas após o fechamento do comércio central.

A praça de alimentação possui consentimento para começar as atividades às 11h, com o objetivo de haver equilíbrio com o horário de restaurantes que estão fora do estabelecimento. Será aceita a entrada de uma pessoa adulta e um menor de idade por família, que não apresentem sintomas visíveis de alguma anomalia – relacionada a síndromes gripais – ou alteração respiratória e febre.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading