Santa Bárbara agradece

Milímetros de alento. A afirmativa define o efeito da chuva que caiu na última semana em Pelotas sobre a Barragem Santa Bárbara. O nível do manancial subiu 19 centímetros desde a manhã da última quinta-feira (21), passando de 4,13 para 3,94 metros abaixo do seu ideal.

A nova medição, realizada nesta segunda-feira (25), garante sobrevida ao abastecimento de água no Município e, ao mesmo tempo, mantém o sinal de alerta ligado, já que a situação ainda é grave.

De acordo com o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, o fato de ter chovido nas últimas três semanas em Pelotas sugere uma mudança no ciclo. O solo, antes completamente seco, começa a apresentar umidade, possibilitando que a água pluvial corra para os mananciais, ao invés de ser absorvida. 

No entanto, os danos causados pela estiagem ainda assolam os principais mananciais da cidade. Devido aos mais de 200 dias com quantidades inexpressivas de chuva, desde novembro do ano passado, o cenário está longe do ideal. 

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.