Pré-Enem do governo gaúcho está acessível pelo youtube da Seduc, na TVE e TV da AL

Escute a notícia

Os estudantes pelotenses têm um importante canal de comunicação de acesso gratuito para se preparar ao Enem, marcado inicialmente para outubro, mas adiado de 30 a 60 dias. O Pré-Enem Seduc/RS é realizado pela TVE, em parceria com as Secretarias de Educação e de Comunicação do estado.

Os estudantes do terceiro ano, hoje sem aulas, ou que concluíram ensino médio em outros anos, podem utilizar o canal. A TVE em Pelotas só se pega a cabo, mas o acesso á irrestrito em outros canais associados: a TV da Assembleia Legislativa do RS reprisa o programa. No youtube da Seduc.

O programa pode sere assistido na TVE, de segunda à sexta ,19h às 23h. Na TV da AL, de segunda à sexta, das 7h às 9h, e das 20h às 22h. Pelo Youtube, os links para acesso são esses: canal do YouTube da TV SEDUC/RS.

Um dos 13 professores selecionados para o programa é o pelotense Rui Carlos, de 37 anos, professor de Química do estado no Povo Novo, há seis anos. Rui, a quem coube a aula inaugural, é graduado pela UFPel, com mestrado e doutorado em Química Tecnológica Ambiental, pela FURG.

Natural de Porto Alegre, mas residente em Pelotas há muitos anos, Rui é o único representante da Região Sul do projeto. A seleção de professores ocorreu com base numa pré-seleção das Coordenadorias Regionais de Ensino e, depois, pela análise de currículo e de desenvoltura pedagógica. Ele diz que os vídeos das aulas já foram acessados mais de 135 mil vezes, nos vídeos do youtube no site do governo do estado. “Trata-se de uma iniciativa de grande valor, sobretudo neste momento de pandemia, em que as aulas encontram-se suspensas”, comenta o professor. 

O curso conta com quatro períodos diários de 60 minutos e contempla 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação.

A carga horária dos componentes curriculares foi definida de acordo com a ocorrência das disciplinas nas questões do Enem. O tempo de aulas será dividido em parte introdutória de cada eixo, explanação sobre o assunto, problematização em relação aos acontecimentos atuais e disponibilização de lista de exercícios.

Desmistificando a Química para os alunos

Rui Alves é doutor em Química e professor da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues, do município de Rio Grande, na 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).  Ele tem 37 anos, é natural de Porto Alegre, e revela que desde jovem se destacava nas Ciências Exatas. Para ele, ser educador é uma possibilidade de fazer com as pessoas enxerguem a Química de forma mais fácil. “Meu objetivo é mostrar que este componente curricular não é tão difícil quanto parece. Está no cotidiano das pessoas, de muitas formas. Eu quero desmistificar isso e acredito que o Pré-Enem Seduc RS é uma excelente oportunidade de levar o conhecimento para o maior número possível de pessoas, principalmente para aquelas que não têm condições de fazer um cursinho”, afirma.

Com informações da Seduc.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.