Hallal sobre MP dos reitores: “Estamos mobilizados para derrubar mais esta medida autoritária”

Reitor Pedro Hallal comentou a notícia de que o presidente Bolsonaro assinou medida provisória que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear reitores temporários para as universidades federais durante a pandemia, sem que haja eleição.

“A escolha dos reitores e reitoras é uma atribuição das comunidades acadêmicas. Não faz sentido o Ministro da Educação nomear reitores e reitoras, da mesma forma que não faria sentido o Governador de um estado nomear os Prefeitos. Estamos mobilizados para derrubar mais essa medida provisória e garantir a autonomia das universidades. Se o Ministro quer colocar seus aliados como reitores e reitoras, basta que eles concorram nas eleições e saiam vitoriosos. Assim funciona na democracia. Por fim, o atual Ministro da Educação, que disse que “os vagabundos do STF deveriam estar presos” não é uma pessoa equilibrada o suficiente para tomar decisões tão importantes como essas para o futuro da educação brasileira”.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.