‘Governador desconhece Caxias do Sul’, diz presidente de Sindicato de Médicos

NOTA DO SINDICATO DOS MÉDICOS DE CAXIAS DO SUL

Governador, estamos vivendo um grave problema de
saúde pública, não piore a situação. Não misture política neste
momento. Desconhecemos por qual o motivo você não simpatiza
com Caxias do Sul.

Governador, você não conhece Caxias do Sul, geograficamente, politicamente e muito menos sua infraestrutura.

Não necessitamos e não solicitamos sua interversão no
gerenciamento da saúde municipal, você está dificultando o nosso
trabalho na condução dos efeitos desta pandemia.

Deixe o Prefeito Municipal e sua equipe conduzirem o processo eles tem mais conhecimento e vivência do que você, não atrapalhe. Eles estão
administrando um município com 510 mil habitantes, sendo que a sua
experiência é em comunas bem menores.

Caso queira conhecer mais Caxias do Sul, sua realidade, sua infraestrutura, o nosso trabalho, você poderia aconselhar-se com três antecessores seus, Simon, Rigotto e Sartori, estes nunca deixaram Caxias no vermelho.

Governador, vamos aos dados técnicos nos quais você se aventurou a dar palpite e analisar. Esta análise é feita pela representação dos médicos, que são os que de fato estão no dia a dia dos problemas da saúde e do atendimento médico junto com outros profissionais da saúde.

As UTIs estão com 80% de lotação, mas com pacientes de toda a região, tanto no público quanto no privado, entretanto apenas 20% do total de leitos de UTI são relacionados a casos positivos ou suspeitos de Covid-19.

Com a chegada do inverno, todos os anos, as UTIs e leitos de internação
ficam com a lotação próxima aos 100%. O ano passado foi assim e
você não se preocupou com Caxias do Sul.

Governador, é uma característica da cidade, relacionada às patologias comuns ao nosso clima, que as UTIs lotem, mas isto você não sabe por que não nos conhece. Veja o número de óbitos, que todos lamentamos, até o momento 6. Faça a relação número de óbitos e população, mas isto não lhe interessa não é governador?

Essa classificação multicolorida é inadequada, aleatória e fora da realidade. Não é nossa intenção nos por em um patamar superior a ninguém, mas pelas características do município teríamos que ter uma classificação com matização específica, não abrangente a outras localidades.

Senhor Prefeito de Caxias do Sul, a Constituição Federal é clara em seu artigo Primeiro, parágrafo único: “todo o poder emana do povo e em nome dele será exercido”. Considerando este dispositivo constitucional solicitamos-lhe, não acatar tal classificação feita pelo governo do Estado, respeitando a vontade da população caxiense.

Caxias do Sul, 15 de junho de 2020.
Dr. Marlonei Silveira dos Santos
Presidente do Sindicato

4 thoughts on “‘Governador desconhece Caxias do Sul’, diz presidente de Sindicato de Médicos

  1. Concordo totalmente com Luis Alberto Simões Oliveira e Magda Vargas Soares. O médico foi arrogante, como são os caxienses.

  2. Infelizmente, o povo caxiense se acha superior em querem uma cor de bandeira só para eles. O empresariado está preocupado com o lucro e não com a população. Como será que o Sartori ou os outros governadores da serra conduziriam a a pandemia? Com certeza iriam puxar a brasa para seu assado como sempre fizeram. Tipo fazer estradas com asfalto impecavel para as colônias de Caxias enquanto o resto do estado carecia de boas estradas.
    Agora quem pode afirmar que foram os caminhoneiros que levaram o vírus para o interior do estado? na maioria foram pessoas que foram viajar a passeio ou visitar parentes e trouxeram o virus para suas cidades.
    Acho que nessa hora as pessoas deveriam ter mais empatia ao invés de olharem para seus umbigos. O governador tem um olhar macro, uma preocupação macro. Se houver menos receita, ou arrecadação em qualquer cidade, isso afeta os cofres do estado simples assim.

  3. Governador está perdido, assim como todos, aqui no RS, não tem um protocolo para tratarem os pacientes com Covid, queremos prescrever Hidroxicloroquina e não tem nas farmácias nem hospitais. Governador conseguiu não aprender com todos os surtos q teve em outros países e estado. Agora o reitor da UFPel , cidade dele, resolve que devemos fazer Lookfown, sendo q já foi provado que não funciona. QueM espalhou a doença para o interior foram os caminhoneiros, VÃO FAZER ELES PARAREM? Lembra como foi a greve deles? O desabastecimento que ocorreu? Ah! Vale lembrar que o governador do RS é do mesmo partido do DORIA

    1. A experiência do governador pode ser com um município menor,mas de tão grande importância quanto caxias do Sul, este presidente do sindicato médico parece ser porta voz das elites.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.