Cesar Victora falará sobre covid-19 em webinar

Instituto de Estudos Avançados das Américas, da Universidade de Miami, promove o seminário on-line “Covid-19 in the Americas: The Emerging Crisis in Brazil”, com a participação do epidemiologista Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas. 

O webinar terá transmissão ao vivo, em inglês, nesta quinta-feira, 25 de junho, às 15h (horário de Brasília), com link de acesso pela plataforma Zoom.

O público poderá enviar perguntas antecipadamente aos palestrantes pelo formulário disponível neste link. O webinar terá moderação da diretora do Instituto de Estudos Avançados das Américas, Felicia Knaul. Confira, abaixo, sinopse do Instituto de Estudos Avançados das Américas sobre o webinar.

Covid-19 nas Américas: a crise emergente no Brasil

Quinta-feira, 25 de junho, 15h-16h30 (horário de Brasília)

Cesar Victora

O Brasil é hoje o foco global da pandemia de COVID-19, com mais de mil mortes diárias, 54 mil novos casos por dia, e mais de um milhão de casos no total. As falhas do Presidente Bolsonaro em responder à pandemia – sem lockdown nacional, nenhuma campanha de testagem para o país, nem plano nacional – transferiram toda a responsabilidade de reduzir o impacto do vírus aos governos locais e estaduais.

Agora é a hora de agir. O Brasil corre o risco de eclipsar os EUA como o país mais afetado pela pandemia no mundo, se as tendências atuais se mantiverem.

O Instituto de Estudos Avançados das Américas, da Universidade de Miami, convida a todos para webinar sobre novos dados da prevalência de coronavírus no Brasil e respostas políticas comparativas em nível estadual.

A diretora do instituto, Drª. Felicia Knaul, irá moderar o seminário, fazendo a abertura com a apresentação de um panorama regional baseado no Observatório da COVID-19 nas Américas, da Universidade de Miami.

O especialista de renome mundial em saúde pública, Dr. Cesar Victora, irá apresentar a palestra principal “COVID-19 no Brasil: um país, várias epidemias”, com base no Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19). 

O Epicovid19, primeiro estudo a estimar a prevalência de coronavírus no país, fornece evidências científicas em tempo real sobre a proporção de casos e a velocidade de transmissão da Covid-19 no Brasil. Os dados inéditos foram levantados pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas.

A palestra será seguida de comentários e apresentação do Professor Michael Touchton sobre dados comparativos do Observatório da Covid-19 no Brasil, da Universidade de Miami, em relação às respostas de políticas públicas dos estados brasileiros à pandemia. Os dados pintam o quadro de uma pandemia partidária: os estados mais pobres, com governantes de oposição a Bolsonaro, têm as respostas mais rigorosas. Além disso, revelam que muitos estados estão reabrindo rapidamente, sem exigências para uso de máscaras ou qualquer outra medida de proteção.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.