Connect with us

Opinião

Paula pede apoio dos pelotenses para conter avanço do coronavírus

Publicado

on

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, realizou transmissão de vídeo ao vivo, pelas redes sociais pessoal e da Prefeitura – na manhã desta quinta-feira (2) –, para atualizar os moradores quanto à situação da pandemia causada pelo novo coronavírus. Até o início dessa tarde, o município registrava 275 casos confirmados.

Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que 182 pessoas são consideradas recuperadas, 86 estão em isolamento domiciliar, quatro foram internados como confirmados e seis hospitalizados na condição de suspeita. Há, até o momento, quatro vítimas da Covid-19, que morreram em decorrência da infecção.

Necessidade de controle

Paula iniciou a live lamentando os óbitos registrados nas duas últimas semanas e prestou condolências às famílias. Ela ainda reforçou os pedidos, à população, de que as medidas de prevenção não sejam relaxadas e as pessoas fiquem em casa quando possível.

“Preciso do apoio e da contribuição de todos; precisamos controlar a propagação deste vírus que está tirando vidas, incluindo jovens e quem não tinha histórico de doenças preexistentes”, destacou a prefeita.

Projeto de Lei e multas

Para aumentar a fiscalização, a Prefeituraenviou um Projeto de Lei (PL) à Câmara Municipal de Pelotas com o fim de submeter, à apreciação dos vereadores, a aplicação de multas a quem descumprir as medidas de prevenção. Decretos municipais determinam uso obrigatório de máscara em espaços públicos e privados, e não realização de aglomerações.

O valor da multa, segundo a gestora, é estipulado por Unidade de Referência Municipal (URM): R$ 117,69. Pode variar de 1 a 10 URMs. A Câmara está avaliando o Projeto de Lei e há grandes chances de ser aprovado, anteviu Paula.

 “Eu evitei fazer este encaminhamento; fizemos uma consulta. A imensa maioria aprova essa lei, mas, mesmo assim, eu segurei por algumas semanas porque acho que a conscientização é sempre o melhor caminho. Eu esperava que as pessoas, através das informações, mudassem suas posturas, porém precisamos priorizar a vida, trabalhamos com ela à frente de tudo”, ressaltou a chefe do Executivo.

Bandeira vermelha

A prefeita assinalou que a expectativa é a de que, nos próximos dias, a região de Pelotas, no Distanciamento Controlado do governo do Estado passe à bandeira vermelha, que sinaliza risco alto para o novo coronavírus.

Segundo Paula, o aumento do número de internações, principalmente no município de Rio Grande, bem como a quantidade de óbitos crescentes na Zona Sul, que registra 15 mortes pela doença: Rio Grande (6), Pelotas (4), Canguçu (2), São José do Norte (2) e Piratini (1). “Não tenho certeza se isso [a mudança de bandeira] vai acontecer [esta semana], mas pelo aumento que estamos vendo, corremos o risco sério de entrar em bandeira vermelha”, avaliou.

Falta de profissionais

Quanto à área da saúde, informou que há possibilidade de interrupção em serviços eletivos devido à falta de medicamento e de profissionais. “Estamos vivendo algumas dificuldades na saúde, não é uma situação que ocorra apenas em Pelotas; têm faltado medicamentos em algumas áreas; há limitação no número de equipes de profissionais da saúde”, explicou Paula.

Está prevista uma reunião para a tarde desta quinta-feira com o coordenador da Aliança Pelotas, Amadeu Fernandes, cujo objetivo é possibilitar, aos empresários, organização prévia, caso haja modificação no modelo estadual.

Futebol profissional

Outra reunião agendada, o encontro com os presidentes do Esporte Clube Pelotas e Grêmio Esportivo Brasil ocorrerá nesta sexta-feira (3), às 14h, a fim de que os técnicos de saúde apresentem os protocolos de prevenção a serem aplicados no retorno dos treinos. Eles devem cumprir todas as exigências referentes a testagens e ao isolamento dos jogadores.

1 Comment

1 Comments

  1. Jones Pereira

    03/07/20 at 22:26

    em caso de transgressão por grupos , a quem deve ser comunicado ?

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Opinião

Incômodas indicações para cargos na prefeitura

Publicado

on

Há pouco a prefeitura demitiu Pai Cleber de Xangô do cargo de “diretor de Patrolamento” da Secretaria de Obras. Numa cidade com muitas ruas de terra nos bairros, o setor é visado. Quando chove, as ruas, esburacadas, alagam. Ao ver a patrola, os moradores ficam felizes. O ponto: segundo o vereador César Brizolara, do PSB, Pai Cleber foi indicado ao cargo pelo vereador Márcio Santos, do PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas. A demissão veio após Brizolara afirmar que Cleber entregava aos moradores cartões oferecendo serviços religiosos e propagandeando que o serviço de patrola ocorria graças a Santos.

Já na Secretaria de Assistência Social, o servidor Juliano Nunes foi guindado ao cargo de função gratificada de “diretor de Alta Complexidade”. Segundo o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, em depoimento ontem (19) na Câmara, Nunes foi indicado ao cargo pelo vereador Carlos Júnior, do PSD, da base do governo. Como Pai Cleber, Nunes foi afastado do cargo, depois de denúncias de que desviava dinheiro público de beneficiários do Serviço de Prestação Continuada. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na casa de Nunes, onde fez buscas e apreensões.

Já no Pronto Socorro Municipal, Misael da Cunha, então vice-presidente do PSDB e ex-tesoureiro do partido, foi elevado ao cargo de “gerente executivo do Pronto Socorro”, de onde acabou afastado após a descoberta de pagamentos em duplicidade a uma empresa específica. O caso motivou uma CPI, em curso na Câmara, onde Brizolara tem insistido em que se abra uma outra CPI específica para investigar a Secretaria de Assistência Social.

Por esses casos estima-se os riscos da indicação política de pessoas para cargos-chave. De apelo eleitoral. E que operam verbas.

Vereadores indicando cargos, de qualquer tipo, e a autoridade na prefeitura aceitando, é um sinal da miséria brasileira, da falta de entendimento do papel institucional. Às vezes cansa falar disso.

A imagem da patrola parece resumir o que ocorre.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading