Paula libera treino individual para futebol

Integrantes do Pelotas e do Brasil deverão ser testados para Covid-19. Isolamento de 10 dias será necessário para quem se encontra em outro município

As primeiras medidas para que o futebol profissional de Pelotas retorne os treinos foram detalhadas, nesta sexta-feira (3), em reunião com a prefeita Paula Mascarenhas e representantes do Esporte Clube Pelotas e do Grêmio Esportivo Brasil. Foi acertado um protocolo inicial, visando à segurança de todos frente à pandemia da Covid-19.

Paula ressaltou que o aumento no número de internações e de casos confirmados, bem como os primeiros registros de óbitos no município, além do mesmo crescimento em cidades da região Sul do Estado deixam Pelotas em situação de alerta quanto à Covid-19.

“Não é momento de flexibilização. Estamos aguardando a decisão do governo estadual hoje [em relação à atualização do Distanciamento Controlado] e há chances de que a região passe para a bandeira vermelha. Então, temos que agir com cautela neste momento”, frisou a prefeita.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, afirmou que para o retorno seguro dos treinos, jogadores, funcionários dos clubes e comissões técnicas deverão estar imunizados contra a gripe e, também, testados para coronavírus antes da apresentação. Aqueles que já estiverem em Pelotas, ao menos há 10 dias, já podem ser examinados por teste rápido. Quem estiver fora da cidade, ao retornar, deverá cumprir isolamento por 10 dias e realizar teste rápido. Quem apresentar resultado negativo automaticamente está liberado para treinar, enquanto que, quem vier a testar positivo deve manter-se em período de isolamento.

“Iremos alinhar um cronograma de reuniões entre a Secretaria, a Vigilância Epidemiológica e os clubes, para manter a situação fiscalizada e controlada. Caso haja algum jogador ou funcionário com síndrome gripal, este e seus contactantes devem ser, imediatamente, afastados e quem apresentar os sintomas terá acesso ao exame PCR através da Vigilância”, garantiu a secretária.

Os dois clubes afirmaram ter testes rápidos disponíveis para quatro rodadas de testagem, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) suficientes para todos os envolvidos, desde funcionários a jogadores. Eles deverão apresentar um planejamento com protocolos à SMS até a segunda-feira (6). O Xavante tem a expectativa de retomar os treinos na segunda-feira, enquanto o Pelotas deverá voltar às atividades na terça-feira.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.