O que Amadeu Fernandes diz sobre leitos de UTI é verdade

Escute a notícia

Amadeu Fernandes, presidente da Aliança Pelotas, disse algo sábado (4), sobre os leitos em Pelotas, que é verdadeiro:

“Nós tivemos uma reunião com a prefeita ontem (sábado), para pedir que ela homologasse junto ao governo estadual todos os leitos de covid disponíveis na cidade, porque sabemos que a maioria não foi homologada. E, sendo assim, nos cálculos do Plano de Distanciamento, eles não são levados em conta. Tivessem sido, Pelotas provavelmente permaneceria em bandeira laranja”.

Os gráficos do governo do estado mostram que Pelotas tem cerca de 80% dos leitos de UTI (covid e não covid) ocupados. Habitualmente, Pelotas costuma ter uma ocupação de leitos de UTI (desconsiderando a covid) na faixa de 80%. É uma percentagem normal de ocupação.

Já leitos exclusivos para covid, Pelotas tem 31 leitos de UTI, e cinco pessoas internadas neles, menos de 20% portanto. Há uma sobra de 26 leitos.

Esse desencontro de números, e o motivo de não ser admitido, não foram entendidos pela Aliança Pelotas.

Pelos critérios técnicos do Plano de Distanciamento em relação a leitos, a explicação para bandeira vermelha está em descompasso com a realidade.

Interpretações

O governo do estado colocou em vermelho as regiões que concentram a maior parte da população do estado. Colocou todas as cidades maiores em vermelho.

A impressão é de que isso estava planejado: fazer bandeira vermelha quando o frio chegasse, independentemente dos números de leitos vagos para covid de cada região. Podem estar olhando o estado como um todo e com medo do frio.

Sendo assim, os comerciantes, por sua vez, podem estar se sentindo feitos de bobos, porque a bandeira vermelha foi decretada na cidade não por causa dos índices exatamente, mas por causa da expectativa do frio e suas consequências e, talvez, de outra razão.

A explicação para o governo ter passado por cima dos próprios critérios técnicos pode ser esta abaixo, como antecipou o Amigos, há alguns dias:

Covid: uma explicação possível para que Pelotas entre em ‘bandeira vermelha’

1 thought on “O que Amadeu Fernandes diz sobre leitos de UTI é verdade

  1. Há alguns erros na analise dos dados. Os leitos destinados a covid no hospital da FAU não são novos, eles eram leitos com outras finalidades anteriormente. E são em número de 16 dos quais hoje domingo 14 estão ocupados sendo 8 com Covid e outros 6 com pessoas que tiveram por suspeita depois não confirmada foram internadas ali. Se não me engano 5 dos leitos da UPA bento são infantis e não usados no modelo. Os demais leitos da UPA não estão ativos, e até onde sei não tem equipe contratada. Quinta e sexta haviam respectivamente 6 e 7 leitos ocupados com casos confirmados de Covid na FAU parte deles de fora de Pelotas e um na Beneficiência em nenhum momento 4, conforme consta dos breves boletins diários da prefeitura. Também na sexta Rio Grande passou a não ter vagas de em seu sistema de saúde público ou privado, e passou a enviar casos para Pelotas.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.