Comitê da UFPel emite Nota de Apoio a medidas de distanciamento social

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

COMITÊ INTERNO PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

Nota técnica de apoio às medidas de distanciamento social em Pelotas em resposta ao avanço da COVID-19 e aumento expressivo da demanda hospitalar

Pelotas, 9 de julho de 2020

Ao observar o avanço da COVID19 em nosso município, por meio do crescente número de casos confirmados e do aumento expressivo da demanda hospitalar da população pelotense e, também, das demais cidades da região, o Comitê UFPEL Covid-19 se manifesta de forma veemente em favor das medidas de distanciamento social adotadas no decreto 6.288 da Prefeitura Municipal de Pelotas, a partir da deflagração da bandeira vermelha de acordo com os critérios do Governo do Estado.

Com base nos dados do próprio município e a partir da dinâmica da epidemia em locais que foram em algum momento o epicentro da COVID-19, seriam necessários, para o atendimento de usuários de Pelotas acometidos por COVID-19, no pico da pandemia, 211 leitos de enfermaria e 88 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) – considerando o fim de parte das medidas de distanciamento físico em 23 de abril e a manutenção do cenário observado sem a implementação das medidas referentes à bandeira vermelha.

Destaca-se ainda que Pelotas tem recebido a demanda de hospitalização de municípios vizinhos, tanto de sua macrorregião quanto de outras macrorregiões de saúde. No Boletim Informativo da Prefeitura Municipal do dia 07 de julho, 50% dos pacientes em UTI já eram de outras localidades.

Frente ao cenário observado e prospectado, torna-se necessário o apoio às medidas de distanciamento social previstas pelo decreto acima mencionado, bem como o endosso à sua manutenção em caso de permanência de progressão da pandemia em Pelotas e região. Por último e sem minimizar as consequências socioeconômicas de um novo período de restrições de abertura de setores de serviços não essenciais no município, o Comitê UFPel Covid-19 ressalta a necessidade de aplicação de políticas públicas que possam mitigar os problemas econômicos e sociais oriundos dessa crise.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.