Enem: Mario Quintana confirma pela 14ª vez alta qualidade e rendimento

Escute a notícia

A escola pelotense de ensino fundamental e médio Mario Quintana é um exemplo na história da educação em Pelotas e região.

O recente resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais uma vez, comprova que a MQ permanece no topo dos melhores educandários da cidade e da Zona Sul do RS. Um dos melhores também do Rio Grande do Sul, dos três estados do Sul do Brasil, e bem situado no País. Os números do MEC falam por si.

O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação, mostra que a Mario Quintana foi pela 14º vez campeã em Pelotas e na Zona Sul, a escola que mais bem ensina e prepara.

A MQ obteve a nota final mais alta entre as 31 escolas privadas e públicas avaliadas em Pelotas. Alcançou o melhor desempenho entre as escolas particulares e públicas avaliadas na Zona Sul do estado, composta por 22 municípios. E, em Redação e Matemática, áreas de maior peso para cálculo da média final, obteve as notas mais altas em toda a região.

Na avaliação estadual dos educandários particulares, a Mario Quintana ficou na 9ª posição. Manteve ainda a ótima colocação no universo das escolas privadas do Paraná, de Santa Catarina e RS, juntos, 11ª colocação entre 566 escolas. No Brasil, está no pelotão de frente, entre as 5,7% escolas mais bem avaliadas.

Agradecemos a todas famílias que acreditam e confiam em nosso trabalho. Temos a certeza de que estamos no caminho certo

Um dado extra: em todos os Enems, a escola concorre com a totalidade de seus alunos do Terceirão, confirmando a solidez coletiva do desempenho, 83 alunos em 2019. O resultado reflete com abrangência a qualidade do ensino e do aprendizado.

O diretor geral da Mario Quintana, Kauê Valério, registra:

“Tivemos um Terceirão com um grupo grande de alunos advindos da nossa educação infantil. Isso comprova ainda que uma educação de qualidade demanda tempo e dedicação para mostrar resultado. Resultado este que também se deve a todo grupo qualificado que trabalha na Escola, onde todos têm a sua importância na trajetória desses alunos”, acrescentando: “Agradecemos a todas famílias que acreditam e confiam em nosso trabalho. Temos a certeza de que estamos no caminho certo!”

Além da carga horária habitual, hoje online por causa da pandemia, a MQ investe em um volume extra de ensino, dividindo as turmas de alunos do Terceirão em grupos menores nas aulas de Redação, para que recebam dedicação maior dos professores. Foi assim de novo em 2019, ano em que a escola fez também plantões semanais extras de reforço de aulas e deu sequência a um cronograma individualizado de estudos, conforme as rotinas pessoais dos estudantes, levando em conta o tempo de estudo de cada um, o turno em que estudam etc.

Esse grande resultado no Enem 2019 só foi possível através de uma parceria entre alunos comprometidos com o estudo, famílias que acreditaram no nosso projeto pedagógico e a escola

A MQ investe ainda nos testes simulados preparatórios, usando de uma metodologia destinada a desenvolver progressivamente nos alunos o interesse pelos conteúdos, confrontando-os com as questões das mais acessíveis às mais complexas, encadeando assim o conhecimento numa linha de raciocínio e compreensão fluidas, sem “terrorismos” desestimuladores e paralisantes.

Rodrigo Duval, diretor pedagógico do Ensino Médio da MQ, observa:

“Esse grande resultado no Enem 2019 só foi possível através de uma parceria entre alunos comprometidos com o estudo, famílias que acreditaram no nosso projeto pedagógico e a escola, sempre disposta a atender as necessidades dos jovens por meio de aulas e projetos educacionais ministrados por uma equipe de professores extremamente dedicada e que proporciona o crescimento e a evolução de nossos estudantes”.

Hoje com 1200 alunos, a Mario Quintana foi inaugurada em 1995, há 26 anos, impulsionada pelo ideal do professor Carlos Valério. Ele lecionava em pré-vestibulares e percebeu, em seu trabalho em sala de aula, um processo de estagnação nas formas de ensinar nas escolas convencionais e decidiu abrir a sua própria. Desde então, a MQ tem feito da inovação sua marca, progredindo, sem parar, através do tempo.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.