Connect with us

Pelotas e RS

Nível da barragem volta a subir e manter abastecimento

Publicado

on

As recentes chuvas que chegaram à zona sul nas últimas semanas são as principais responsáveis pela recuperação da Barragem Santa Bárbara – o principal manancial da cidade, que abastece 60% do município.

Nesta segunda-feira (13), trouxe o melhor índice desde 2019 no local: 70 centímetros abaixo do nível ideal para captação de água bruta – medida que se mantém nesta terça (14).

O número demonstra o significativo restabelecimento da Barragem no último mês, considerando que no dia 11 de junho ela registrava 4,40 metros negativos – o pior nível de sua história.

Foto: Sanep/divulgação

Do início do ano até agora, 543 milímetros de chuva foram notificados em Pelotas, 48 apenas nas primeiras duas semanas de julho.

O coordenador do Departamento de Tratamento do Sanep, Vinicius Gonçalves, explica que maio e junho foram meses essenciais para o restabelecimento do manancial, uma vez que poucos milímetros de chuva foram registrados de janeiro até este período, em relação a anos anteriores. “Isso causou um grande déficit para a barragem, considerando o alto consumo de água entre dezembro e março, devido ao verão”, ressalta.

A previsão de mais chuva para a região é indício de melhora para o manancial, já que toda a precipitação registrada na zona sul reflete na recuperação da barragem – diferentes das chuvas na Serra Gaúcha e na Região Metropolitana, que repercutem na Lagoa dos Patos.

“Temos quatro tributários principais [rios e cursos de água menores que deságuam em outros lugares] que nos influenciam e, às vezes, mesmo depois de dois ou três dias da chuva, ainda colocam água dentro do Santa Bárbara”, detalha Gonçalves.

Relembre

No início do mês, a Prefeitura atualizou o decreto municipal que versa sobre as restrições do uso da água tratada em Pelotas, publicado originalmente em fevereiro para conter os prejuízos da estiagem. De acordo com o dispositivo legal, as novas ligações de água podem ser retomadas pelo Sanep – serviço que já começou na semana passada, dando prioridade a idosos e pessoas com deficiência. 

Segundo a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, o decreto segue preconizando a restrição do uso da água tratada em atividades não essenciais, como lavagem de veículos e irrigação de gramados. Ela afirma que a situação será reavaliada após a normalização dos níveis da Barragem.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading