Lei viabiliza atividades de agroindústria de pescados em Pelotas

Colônia de Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas recebe concessão de uso do Quiosque da Balsa

A prefeita Paula Mascarenhas acaba de sancionar e promulgar a Lei 6.820/2020, concedendo o uso do Quiosque da Balsa, em área pública do Município, localizada na Estrada do Engenho, por 20 anos, à Colônia de Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas, para recuperação e manutenção das instalações, voltadas exclusivamente para beneficiamento e comércio de pescados e derivados oriundos das atividades dos associados.

A Colônia de Pescadores da Balsa conta com aproximadamente 430 associados, e as atividades envolvem cerca de 1.300 pessoas das famílias de pescadores localizados na faixa entre a ponte do Rio Grande e a Colônia Z-3. As instalações do Quiosque da Balsa, construído, no passado, com recursos do RS Rural, estavam abandonadas há muitos anos.

“Vamos instalar uma agroindústria e ponto de comércio no local. O projeto de reforma e ampliação está em elaboração, na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Toda a atividade de beneficiamento e comercialização do pescado contará com inspeção municipal, assegurando qualidade e condições sanitárias”, diz o secretário Jair Seidel.

Comunidade mobilizada

A nova lei foi bem-recebida pela comunidade de pescadores associada à Colônia da Balsa. “Estamos buscando recursos e parcerias para dar início imediato à readequação das instalações”, informa o fundador da associação e vice-presidente, Sérgio Luís de Andrade.

A criação de agroindústria no local favorece o pescador e sua família. “O pescador chega do mar e não tem alternativa a não ser passar o peixe para o atravessador, a preços aquém do valor real. Com a agroindústria, a própria família pode trabalhar no beneficiamento e o produto ser levado às feiras para venda com remuneração justa”, argumenta Andrade. Com o tempo, a tendência é a expansão do mercado.

A Colônia de Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas e o Município estão buscando recursos de emenda parlamentar para o avanço das obras do Quiosque.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.