Prefeitura diz: “Índice de criminalidade caiu 43% no primeiro semestre”

As informações abaixo foram prestadas pela prefeitura.

O site fez uma síntese delas:

Prestes a completar três anos, o Pacto Pelotas Pela Paz vem demonstrando resultados positivos no combate à criminalidade.

“Aliada ao isolamento social, a intensificação da fiscalização pelas forças de segurança, contribui para a queda de índices”, observa o Executivo.

De janeiro a junho de 2020, o acumulado de crimes no Município teve redução de 43% no comparativo ao mesmo período de 2017.

“Segundo dados do Observatório de Segurança Pública, enquanto no primeiro semestre de 2017 foram registrados 7.458 crimes, em 2020 houve 4.223, uma diminuição de 2.664. Só em junho, a queda foi de 46%, em comparação há três anos: de 1.066 para 495” – diz a prefeitura.

A análise comparativa do ano passado em relação ao atual também mostra redução significativa. No primeiro semestre de 2020, houve uma baixa de 54% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, de 49% no roubo a pedestre, de 67% no roubo a transporte público e de 52% no roubo a residência, em relação ao primeiro semestre de 2019.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, “o ano de 2020, mesmo nestes últimos meses, quando houve um aumento nos roubos, ainda está com os indicadores de violência e de crime abaixo, comparado com os mesmos meses de 2019”.

“A pandemia é um reflexo, mas também há o trabalho do Pacto Pelotas Pela Paz. A redução não foi somente pelo novo coronavírus. Vemos, em algumas cidades, que a doença está levando ao aumento dos homicídios, os roubos”, destaca.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.