Connect with us

Pelotas e RS

RIO GRANDE RECUSA BANDEIRA LARANJA E FICA EM VERMELHA

Publicado

on

O Comitê Técnico em Saúde do município do Rio Grande definiu pela manutenção da bandeira vermelha de distanciamento, conforme o Modelo Papareia (plano próprio da prefeitura local) de Distanciamento Social Controlado.

A decisão do Comitê foi divulgada, no começo da noite deste sábado (18), em transmissão por meio de uma live no Facebook, feita pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, acompanhado do secretário Maicon Lemos (Saúde).

Na avaliação do Comitê, a manutenção da bandeira vermelha, até o próximo domingo (26), considerou as análises de vários indicadores do modelo específico de distanciamento para Rio Grande e, também, a aceleração dos casos de Covid-19 e do número de mortes na última semana.

O município contava com mais de 800 registros de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e outras 35 mortes, até sexta-feira (17).

O prefeito Alexandre Lindenmeyer citou outra razão considerada pelo Comitê Municipal para a bandeira continuar sendo vermelha: baixa adesão da população ao distanciamento social.

“Embora Rio Grande seja um dos municípios com o maior índice de distanciamento diário entre as grandes cidades do estado, ainda está muito longe do que queremos, ou seja, precisamos de, no mínimo, 60% para diminuir a pressão que sofrem os hospitais com a ocupação de leitos.” A média diária do município rio-grandino tem ficado em torno de 45%.

Distanciar, uma atitude de respeito

Com a decisão do Comitê Técnico em Saúde, o prefeito insistiu no apelo para que as pessoas mantenham o distanciamento social e, por consequência, haja uma diminuição na propagação do vírus. Alexandre afirmou:

“Não há espaço para praia, roda de chimarrão, passeios. A necessidade, agora, é permanecermos o máximo de tempo em casa. Assim, reduzindo o contato entre as pessoas, diminuiremos a contaminação pelo vírus da Covid-19. Estaremos tendo, também, uma atitude de respeito com os trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente lutando para salvar vidas.”

Multas

Um projeto de lei está sendo elaborado pelo Executivo e vai ser encaminhado para o Legislativo prevendo multas para quem desobedecer as regras de distanciamento social. “Não há estrutura hospitalar que dê conta dos casos da Covid-19, se não haver o comprometimento das pessoas”, justificou o prefeito.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading