Rio Grande busca distanciamento social de pelo menos 60%

O distanciamento social na cidade do Rio Grande, um dos itens considerados para manter a bandeira vermelha no município no último final de semana, ainda está longe do ideal desejado pela administração da Prefeitura e pelo Comitê Técnico em Saúde para frear a propagação da Covid-19 entre os rio-grandinos.

Conforme dados da Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento, na semana encerrada no domingo (19), a média de distanciamento social na cidade chegou a 47,7%, frente a uma serie de 50% da semana anterior.

“Este percentual está bem aquém do ‘Desafio Rio Grande’, que mira um índice de 60%. Rio Grande obteve melhor desempenho que a média estadual, no último fim de semana, com índice de 50,5%, enquanto no estado tivemos comportamento médio de 45,75%, nesse mesmo período”, avalia o secretário Roque Werlang (SMCP). Já a região Sul R21, onde está inserido o município do Rio Grande, obteve um distanciamento médio de 47,95%, sendo essa a melhor marca regional do estado.

Apesar de comparativamente o município do Rio Grande ter um desempenho superior no estado, “estamos muito longe de atingir o Desafio de 60% que seria ideal para a redução do contágio no município”, afirma o secretário. Em função disso o município tem reforçado a fiscalização em diversos locais e está encaminhando projeto de lei prevendo multa para quem não colaborar com as restrições necessárias nesse momento.

No domingo, Rio Grande obteve Índice de isolamento social 6% melhor do que o estado do RS e 8% melhor do que o Brasil. Para o secretário Roque Werlang, “a cada um cabe um pouco mais a responsabilidade pra evitar a circulação desnecessária e abreviar o quanto antes os impactos sociais e econômicos da pandemia”.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.