Pelotas aplicou 11.119 exames para Covid-19

A Vigilância Epidemiológica diz que realizou, até esta quinta-feira (23), 8.619 testes em Pelotas.

Veja:

“Somando-os aos 2,5 mil testes rápidos aplicados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), durante a pesquisa EPICovid, o município totaliza, desde março – quando foram feitos as primeiras análises, 11.119 exames para confirmar ou descartar infecção pelo coronavírus. A cidade realizou 32,7 testes para cada mil habitantes”, informa a VE.

A Vigilância diz ainda:

Em uma semana, houve aumento de 24% do número de testagens realizadas em unidades de saúde e laboratórios privados, bem como no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), o que representa 1.722 novos testes. O maior acréscimo está relacionado aos efetuados por empresas credenciadas ao Ministério da Saúde: 1.047 novas investigações, 28% a mais do que na semana anterior, chegando a 4.769 exames efetivados desde o início da pandemia.

Os testes rápidos aplicados nos hospitais, na UPA, no Centro Covid, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela Vigilância Epidemiológica da SMS, enviados pelo governo do Estado, chegaram a 2.471 unidades, com 422 novas testagens. O Lacen analisou material de 253 pessoas, por meio do PCR, a mais do que na semana passada, e concluiu 1.379 laudos desde o princípio da disseminação do vírus.

A pesquisa EPICovid da UFPel alcança a sexta etapa neste fim de semana. Entrevistadores do estudo vão realizar 4,5 mil novos testes rápidos em nove municípios gaúchos, entre eles Pelotas. Assim como nas fases anteriores, 500 moradores devem ser examinados para o coronavírus entre os dias 25, 26 e 27 de julho. O levantamento constata a proporção de casos de contágio na população gaúcha e tem sido utilizado como estratégia de enfrentamento à doença.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.